Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Pesquisa mostra fatores que levam à compra de computador
A divisão de sistemas pessoais da HP Brasil encomendou pesquisa para Direkt, com o objetivo de conhecer mais sobre os hábitos do consumidor de computadores para uso doméstico.
O estudo levantou que há duas motivações principais para a aquisição de um desktop: a primeira é funcional, ou seja, acesso à informação, ferramentas de comunicação e entretenimento. A outra é emocional. A maioria dos entrevistados afirmou que não consegue ficar sem um computador e que este equipamento desempenha o mesmo papel que a televisão tinha há alguns anos.
Os entrevistados mantêm uma relação forte com tecnologia e o principal motivo para a aquisição de um desktop é o uso da Internet.
Ainda segundo o levantamento, a decisão de compra de um computador é baseada principalmente na qualidade, na marca e no preço. Dos compradores HP, cerca de 20% têm como fator fundamental para a compra a qualidade do produto e 10,4% consideraram o desempenho e a velocidade da máquina. Para 8,2% deste grupo, o design é o item mais importante enquanto a marca HP é essencial para cerca de 7%.
O perfil dos consumidores de PCs detectado pela pesquisa agrega pessoas ativas e com necessidade de informação. Já a Internet é vista como meio de lazer.
A maioria das pessoas decidiu sozinha pela compra e o processo entre a escolha e a aquisição do produto durou menos de um mês. A busca por informações geralmente aconteceu em lojas, revendas, amigos, jornais e internet.
O estudo detectou tendência dos consumidores em adquirir monitores LCD, ao invés dos CRT. Este dado é confirmado pela HP: dos monitores vendidos, 60% são LCD.
De acordo com a pesquisa, os consumidores atuais não procuram somente equipamentos básicos, estão dando mais valor aos acessórios e configurações opcionais, como leitor/gravador de DVD e placa de vídeo, entre outros.