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Consumo / Brasil

Pesquisa da Kantar identifica tendência 'retrô'

04.07.12


Dados do painel trimestral da Kantar Worldpanel mostram uma tendência "retrô" no comportamento dos consumidores, ou seja, uma predisposição de resgate ao passado no dia-a-dia da população, principalmente com o avanço do poder de compra das classes D e E. Entre outros aspectos detectados pela pesquisa, estão a volta do pãozinho tradicional à cesta do brasileiro, o retorno do uso de embalagens maiores (com mais quantidade de produto em seu interior) e as cidades do interior do país impulsionando o consumo. 



O estudo, que compara o primeiro trimestre de 2012 ao mesmo período do ano anterior, aponta que as classes D e E (que representam 35% da população) foram as grandes responsáveis pelo salto no consumo, no período.



Enquanto as classes AB e C elevaram seus gastos com bens de consumo não duráveis em 6% e 4%, respectivamente, as classes D e E tiveram evolução de 12%.



“Atualmente, a população que ocupa a base da pirâmide está com o bolso mais saudável e é mais comprometida com as necessidades básicas. Em todo o ano de 2011, 35% de sua renda foi destinada à compra de alimentos, bebidas, higiene e limpeza”, afirma Christine Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel. 



Das 78 categorias de produtos que a Kantar Worldpanel monitora nos lares, 65 delas cresceram nas classes D e E, em comparação ao primeiro trimestre de 2011. Em total de unidades adquiridas, 44 dessas categorias apresentaram crescimento.



“Em todas as classes notamos um crescimento mais acentuado em valor desembolsado do que em unidades adquiridas. A justificativa está no comportamento identificado em uma grande parcela da população que prioriza o custo benefício de um produto. As embalagens maiores, com mais quantidade ou com produtos concentrados começam a atrair a atenção do consumidor”, analisa Christine.



Com as classes D e E consumindo mais, há um reflexo no crescimento das cidades do interior do país, onde 70% dessa classe está presente. Essa região cresceu 13% em valor, no período, enquanto as regiões metropolitanas registram incremento de 9%. 



Os itens que compõem a cesta de café da manhã foram os responsáveis pelo bom desempenho do consumo no primeiro trimestre. O pão lidera a lista. Com queda de 10% em seu preço médio, teve crescimento de 22% em volume. Os cinco produtos que foram mais consumidos em unidades adquiridas são: pães caseiros, café torrado, iogurte, leite longa vida e bolos prontos.



O pão caseiro e o café torrado também encabeçam a lista dos produtos que mais influenciaram no bom desempenho do trimestre, de acordo com o valor gasto. Em seguida, aparecem os produtos deo colônia, iogurte e biscoito.


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