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Status é uma das motivações, diz estudo
Estudo produzido em conjunto pela Escola de Administração de Roterdam, Universidade de Minnesota e Universidade do Novo México descobriu que consumidores escolhem carros híbridos, detergentes verdes e dispositivos que usam pouca energia elétrica, em lugar de produtos mais baratos e mais poluentes, para melhorar seus status social.
Os pesquisadores perceberam que os consumidores estão dispostos a sacrificar o luxo e a performance para se beneficiar do suposto status social que a compra de produtos com impacto ambiental reduzido pode lhes conferir.
Bram Van den Bergh, da Escola de Administração de Roterdam, explica que dirigir um carro luxuoso mas ambientalmente incorreto, como uma Hummer, comunica a saúde financeira do consumidor, mas também sugere que ele é um egoísta e que não está preocupado com nada além de seu próprio conforto. Dirigir um híbrido, como o Prius, não só demonstra a saúde financeira do consumidor, porque ele custa muito mais do que um carro convencional, como também sinaliza que o dono se preocupa com os outros e com o meio ambiente.
Em uma série de três experimentos feitos para o estudo os pesquisadores descobriram também que as pessoas são mais compelidas a consumir produtos verdes quando estão em público.
Em um experimento, 168 estudantes foram divididos em dois grupos. O primeiro leu um texto sobre status social e o outro leu uma história em que não havia mensagem relativa a status.
Instigados a fazer uma decisão hipotética de compra entre um carro verde e um convencional - com o mesmo preço, mas luxo e performance superiores ao carro ambientalmente correto 37,2% do grupo de controle escolheu o carro verde. Esse percentual sobe para 54,5% no grupo que leu o texto com mensagem sobre status social.
Em outro teste, 93 estudantes foram incentivados a fazer uma escala entre produtos "verdes" e convencionais do mesmo preço, dependendo do local da compra (em público ou em casa, via internet).
Ao lerem um texto com mensagem relativa a status, como na primeira experiência, a preferência por produtos "verdes" em compras feitas em público foi bem maior do que em compras feitas de casa.
Um terceiro experimento mostrou que compradores preocupados com status preferem produtos "verdes" quando estes são mais caros do que os similares convencionais.
Os autores do estudo afirmam que as descobertas mostram uma maneira ainda inexplorada de motivar comportamento ambientalmente correto.
Leia a matéria completa sobre a pesquisa, publicada pelo Guardian e citada pelo Estadão, aqui.