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Facebook veta anúncios em páginas polêmicas
Após reclamações de empresas, o Facebook afirmou que não vai mais permitir a exibição de anúncios em páginas e grupos que contenham conteúdo violento ou sexual, com o objetivo de apaziguar os ânimos de anunciantes insatisfeitos que estão sendo associados com material considerado impróprio.
A decisão ocorre um mês após várias empresas retirarem seus anúncios da rede social por terem veiculado em páginas que incitavam violência contra mulheres (leia aqui).
Na época, a rede de Zuckerberg afirmou que precisava melhorar seu sistema de identificação e remoção de conteúdo que viola suas políticas que proíbem usuários de postar conteúdo pornográfico, violento, discursos de ódio ou ameaças.
A partir de segunda-feira (01º), iremos implementar um novo processo de revisão para determinar quais páginas e grupos podem exibir anúncios ao lado de seu conteúdo, disse a empresa em comunicado. No final da semana, iremos remover os anúncios de todas as páginas e grupos que se enquadrarem nessa nova e mais restritiva lista.
Uma página que vende produtos para adultos, por exemplo, não poderá mais exibir publicidade. Anteriormente, essa página poderia ter anúncios em seu lado direito, desde que não violasse a proibição de Facebook de mostrar nudez.
Na sexta-feira (28), o Facebook anunciou também que precisava evitar situações em que os anúncios são exibidos ao lado de material considerado controverso, mesmo que não viole diretamente os termos de uso da rede social.
Nosso objetivo é preservar a liberdade de compartilhar no Facebook, mas também proteger as pessoas e as marcas de determinados tipos de conteúdo, disse a empresa.
Páginas e grupos que que façam referência à violência também não terão publicidade. Um porta-voz do Facebook observou que a política não se aplica às páginas de mídia e a conteúdo noticioso.
O processo inicial de identificação das páginas e remoção de anúncios será feito manualmente, mas a empresa irá criar um sistema automatizado para fazer o trabalho nas próximas semanas.
Atualmente, a publicidade é responsável por cerca de 85% da receita da rede social.
A decisão vem, ao menos parcialmente, como resposta à emissora britânica BSkyB e à varejista Marks and Spencer (M&S), que suspenderam parte de sua publicidade na plataforma pelo receio de que seus anúncios aparecessem em páginas com conteúdo impróprio.
Leia anterior sobre o assunto aqui.
As informações são do Link, do Estadão.