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Marca é assinada por Gordilho
A MPM é a agência responsável pelo desenvolvimento da logomarca da candidatura do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014.
A agência pediu a todos os diretores de arte das empresas do grupo Ypy que apresentassem suas sugestões e o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, escolheu o logotipo criado por Sergio Gordilho, sócio e diretor de criação da Africa.
Segundo a MPM, a concepção da logomarca mantém o número em destaque - 2014 - que "aparece como uma meta a ser perseguida, um esforço a ser alcançado, uma vitória resultante do esforço coletivo".
A agência explica ainda que 'a tipologia (tipografia) das letras e algarismos busca uma linguagem artesanal, típica das manifestações da arte e da cultura brasileira'.
As cores representam a diversidade étnica e cultural não só do Brasil, mas do evento em si, que recebe pessoas de todas as partes do planeta.
Comentários
carlos mauro jr - é realmente muito bonita e diferente.
Barreto - Se já é velho hoje, imagina em 2014.
Eduardo - Chuparam a logo da Fischer América!
RodrigoS. - Amigo Barreto.. cuidado, que inveja mata. Porque se você já parece um velho hoje, imagina em 2014.
Daniel Deamorim - Tipologia?
Ricardo - Esta não é a marca oficial da Copa e sim a marca do Projeto para trazer a Copa para o Brasil. A marca oficial da Copa ainda vai ser definida.
david - não dá pra deixar só o "Brasil" e tirar o "2014"?
Angelita Caravela - Não entendi por que usaram uma bola de vôlei no logo da Copa de Futebol. Tirando isso, é uma mistura do logo da Hard Rock Café com o de alguma cantina italiana.
Batista - Com certeza foi inspirado no logo do Rock in Rio. Agora só falta o slogan ser "Copa 2014: Eu fui."
coverdale - Rock In Rio!
richard - Fraco.
Fera - Parece estampa de camisa de político. Vote Brasil, número vinte catorze!
Carlos - parei.
Carlos - sem comentários!
Sérgio Espuldaro - Eu ví um template parecido no programa "Banner" num MSX de um amigo meu. Acho que tem gente má intencionada aí.
caveira - Como diria Hans Donner: na dúvida de qual cor usar, use todas.
Jimmy - desinstale a ComicSans do computador!
julio mahogany - Quem foi que amarrou o papel higiênico na bola?
Afemaria - Dava pra fazer um melhor usando só o Paintbrush.
Designer brasileiro - É um template do Adobe LogoMaker: "digite aqui o ano do evento", "coloque aqui o ícone do evento".
Marina - Como Hans Donner diria lá pelos anos 80: "Parla!"
Guto - Dizem que foi inspirado no logo do Google. Já ouvi que o vermelho é por causa do PT. Criadores do Rock in Rio acham que é chupado.
Jose Netto - Angelita isso não é uma bola de vôlei, achei engraçado o comentário de tirar o 2014 e deixar só o Brasil. Pode ser velho, pode ser lobby, pode ser chupado de uma cantina, pode ser parecido com o Rock in Rio, mas foi aprovado! E isso é o que temos, por isso que eu gostaria de sugerir a este site que fizesse um concurso ou algo do tipo para que desde já os colegas diretores de arte possam criar suas opções para o logotipo oficial da copa do mundo de 2014.
Fábio - Prefiro as do Hans Donner. Essa tem pouco 3d colorido.
Passos Dias - Será que não tem ninguém na agência que goste um pouco de design? Será que a agência não tem livros mais novos (da década de 90 já serve) para o pessoal se inspirar? Até porque o logo do Rock'n'Rio já não era lá essas coisas nem na época. Será que não tem ninguém na agência que entenda um pouquinho de futebol pra avisar que isso é uma bola de vôlei? E vamos em frente com esse aí mesmo...
paul - bola de volei cruzando a linha de chegada pra Copa do Mundo de Futebol é de ferrar.... Parabéns aos envolvidos...
Jorge - Quem será o nosso mascote? Cauê ou Caô?
jo - Google!
Terrivel - Não sei o que é pior: a marca ou a explicação "busca uma linguagem artesanal, típica das manifestações da arte e da cultura brasileira".
marcio - pobre e de mau gosto
Sertanejo do Sertão - Como diria na minha terra: "EITA GOTA!!!"
Junior Bezerra - A MPM se deu bem, jogou a culpa na Africa.
Pedro - Eu já vi algo assim. Acho que em alguma vida passada.
Junior - "Manhê, vem limpar?"
Mel - será que o dir de arte é o famoso primo-que-sabe mexer-no-computado do cliente??
Indignado - "A agência pediu a todos os diretores de arte das agências do grupo Ypy que apresentassem suas sugestões". Caramba, se essa aí foi a escolhida, imagine como eram as outras.
Marco Aurelio - "As cores representam a diversidade étnica "... É muito engraçado quando publicitarios tentam explicar as coisas.(rs). Ou melhor , filosofar sobre uma ideia pobre ou falta de.
Marcioto - Resumindo: 1-O logo do Gordilho foi escolhido porque ele é o chefe. 2- O logo dele foi chupado da Fischer América Comunicação Total. 3-A bola é de volei. 4-A bola de volei está cruzando a linha de chegada de papel higiênico. 5-O logo não chegou aos pés do Hans Donner, apesar de seguir seu estilo. 6-O diretor de arte só usa as fonts do sistema do Mac OS. 7-O logotipo deve ser sobra de alguma campanha de político feita nos anos anteriores. 8-Ninguém caiu nessa da "diversidade étnica e cultural". É só feio mesmo 9- Nove é pra dar sorte. Dá-lhe Ypy.
roberto - Parece a logomarca do Genoaldo Cirino, candidato a vereador pelo PSDC, lá em Patos da Paraíba. Genoaldão é a solução, até em design. Êêêêêêêêêê, propaganda brasileira!!!!
Diego Oliveira - Creio eu que este não seja o logo oficial da copa. POR FAVOR! Tenho medo do que possa ser o mascote!
Shrek - Ficou um shoooooooow. Pior que as camisas do Dunga. É a cara da CBF.
Felipe C. - O Logo é muito ruim... mas os comentários! fazia tempo que não me divertia tanto lendo uma das Últimas!
Balthazar - Galera, bola de vôlei? Pelo visto vocês não acompanham as inovações do esporte, essa bola é o novo modelo que está sendo implementado hoje em dia em todos os campeonatos. Agora com relação a marca: "pede pra sair!"
Lula - Esse negócio das cores ele tirou do "Brasil. Um país de todos." Só que mais desengonçado.
Vergonha - Que coisa. E o texto então: Segundo a MPM, a concepção da logomarca mantém o número em destaque - 2014 - que "aparece como uma meta a ser perseguida, um esforço a ser alcançado, uma vitória resultante do esforço coletivo". Logo que precisa de legenda...tsc, tsc.
Bruno Santana - Cara, não sei pq mas lembro do Daniel San... seria a faixa na "cabeça" da bola de vôlei??
redator - o diretor de arte tava doente. fui eu quem fez.
Lúcia Fer - Oh, meu Deus
João - Para a copa em sí deverá ser criada uma identidade visual, e não apenas uma marca como esta. Tomara que dêem esta tarefa a um escritório de design e não a uma agência de publicidade, que faz um desenho no photoshop e acha que criou uma marca. Pesquisem um pouco e vejam o que foi feito para as últimas copas e olimpíadas. Ainda resta esperança de que a marca a ser usada não seja essa combinação entre a marca do governo do brasil, a da fischer, uma bola de polo aquático e um pedaço de papel higiênico.
Bruno Divetta - Muito bom!
Samuel Beckett - Isso que dá mandar um diretor de criação fazer um logo. Ele deve ter rabiscado no papel e passado pro estagiário primo da cliente fazer. Ou seja, a estética de antigamente com o fontfolio do estagiário.
Mais um - A propósito, o mascote da Copa tá escolhido. É o CPIto!
Sem INVEJA! - achei tbm q ficou parecida um pouco com logotipo de política, mas achei bem legal sim....limpa e objetiva com as cores do brasil prq td aki é festa e carnaval e bem sacado o lance da bola azul representando a bola da bandeira com a faixa tbm......e uma parte do numero 2 representando o símbolo amarelo da bandeira....acho q num tem o q pirar não o resto da galera aí só quer esculachar mas fazer uma q é bom e postar ninguém tem coragem....chegar até isso aí todos pensam q é fácil...mas na hora do vamos ver ninguém se habilita!!! dizem q inveja é falta de CAPACIDADE NÉ!!! pois bem!!!!
kirchner - Esse logo eh para argentino botar defeito
tom warrior - isso que dá mandar publicitário fazer trabalho de designer. aposto que vão fazer que nem o da varig e dizer que "foi feito em dois dias".
MAIS EU - Caraaaaaaaaaaaca, pqpariiiiu! Acho q na marca só faltou "..." e "!!!". "mas foi aprovado! E isso é o que temos", caro José Netto, então quer dizer que, o importante é aprovar, a qualidade depois vc pensa? Volta pra escola.
Tomem vergonha - Ahhh pessoal, parem de hipocrisia, até parece que vocês não sabem como funcionam essas coisas, esse foi o APROVADO, não quer dizer que era o melhor, só que esse foi o que o cliente gostou mais. Quem aqui viu todos os layouts que mandaram para aprovação???? Aposto que ninguém, então se querem reclamar, reclamem das coisas certas, de quem fez o aprovado e de quem aprovou.
Lipe - Muito bom os comentários....rs Em relação a logomarca, isso se trata de Copa do Mundo ou Carnaval??? Muito poluído, muitas cores... Fraco demais, somos capazes de produzir muito mais do que isso...
Conrado Galves - Se esforçar pra copiar e não conseguir? é melhor ficar escrevendo roteirinhos pra varejão!
Alex Capela - Galera...realmente a marca ficou ruim...mas vamos dar um crédito para o criador...vamos fazer de conta que a copa já começou...vamos viver a alegria da confraternização universal.
jean boechat - por que o 4 é vermelho?
Cissa - é melhor que o "Brasil, Um país de todos".
cardoso - Um logo padrão MPM. Da primeira fase.
cardoso - O Coreldraw é patrocinador da Copa?
cardoso - Acho que faltou 5% de magenta.
cardoso - Dá para juntar com o da Varig?
cardoso - Já nasceu vintage!
cardoso - Aceita redução para cartão de visita?
cardoso - Volta, Araquem, volta!
otl aicher - e a 'tipologia' do escrito, q representaria a 'linguagem artesanal' é interessante, baseada nas letras de sinalizacao de estradas estadunidenses. o texto diz tudo: o brasil é o país do artesanato.
Cardoso - As cores representam a diversidades étnicas? Pois que venham os marcianos! Vamos lotar o maraca na final.
Andre - Profissão Publicitário.......
Paulo Lemes - Vendo Lambreta 74. Tratar com Paulo Lemes.
xarape - O vermelho que me desculpe a torcida do Flameng é inexplicável. Se é por causa do PT, lembra ladrão, corrupto, mentiroso, fdp, espertalhão, enfim, lembra o Brasil político, esta m. fenomenal da qual o Brasil publicitário está cada vez mais perto.
Nelson - Respeitem quem fez pós-graduação em Design no Royal College of Art, na Inglaterra.
Ricardo Médici - O melhor foi: Tirem a "comic sans" do micro dele! Sou a favor de criar um vírus pra disseminar em todos os micros e acabar com essas fontes.... O logo nao é bom e nao representa em nada nem o Brasil e nem muito menos expressa nenhum movimento artistico ou cultural q seja de nossa historia. Espero que pelo menos a organização da copa seja melhor do q o logo q criaram pra ela...
AIAIAI - Depois qdo dizem q estagiario num presta.......os caras ainda reclamam e se gabam de ser "faz td"......
Zezo - Eu acho que todos ai que criticaram devem estar tão bem sucedidos como o Gordilho. Gente.. gente, vai cuidar do jobzinho de vocês. E quanto ao recalque dos "designers"... menos, né? Vão preparar o portifólio, quem sabe algum dia consigam uma vaga na criação de uma agência.
Atendimento - hahahahahahahahaha.
Juliana Araújo - Gente, claro que fazemos coisas muito legais mas as vezes o cliente ferra tudo, né? Mas se esse foi o caso, entao nem publicasse no CCSP!!! Tem coisa que a gente não mostra nem pra mãe.
Marcelo - Sorte que tem prazo
Marcelo - dos mesmos criadores de Ivete Sangalo Sense and Simplicity...
Marcelo - isso tem cara de repescagem de campanha politica
Nascimento - 6-0, pede pra sair, pede pra sair. Nunca serão.
Malaca - Calma pessoal, vai finalizar ainda. Não vai?
Cliente Observador - o Grupo é ruim de logotipo
Eduardo - Nossa! E vocês ainda não tinham visto a marca oficial da FIFA pra nossa Copa no "Brazil", apresentada agora na Copa da África. É como dizem: se tá ruim, pode piorar...