Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
47% dos brasileiros não sabem citar patrocinador
Pesquisa realizada pela Hello Research detectou que 47% dos brasileiros não sabem ou não lembram o nome de nenhuma marca/empresa patrocinadora oficial da Copa do Mundo de 2014.
Entre as mulheres o desconhecimento é ainda maior, chegando a 58%. O estudo também indica que quanto maior a faixa etária dos entrevistados, cresce a falta de informação a respeito do tema, chegando a atingir 67% das pessoas com idades acima de 60 anos.
Entre as pessoas que revelaram lembrar de ao menos uma marca, houve confusão. Das dez marcas mais lembradas, apenas três são realmente parceiras oficiais do evento: Coca-Cola, Itaú e Adidas.
A Coca-Cola lidera no quesito lembrança de marca entre patrocinadores oficiais, com 32% no geral, chegando a 38% entre os homens e a 47% na região Sul (maior índice por região). A marca foi lembrada por 38% dos indivíduos com idades entre 16 e 24 anos e 36% das pessoas entre 25 e 34 anos.
Na segunda posição em lembrança espontânea está a Nike, que não figura entre os patrocinadores oficiais do evento e mesmo assim teve 18% de lembrança total.
Em 3º lugar, houve um empate técnico entre quatro dos maiores bancos do país - Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil e Itaú. Destes, apenas o Itaú é patrocinador oficial da Copa.
Adidas vem em seguida, com 10% de lembrança, empatada com a Petrobras. Nenhuma outra marca atingiu o mínimo de dois dígitos de lembrança espontânea.
"Fica evidente o fato de existir muita confusão por parte da população entre patrocinadores da Copa do Mundo Fifa 2014, patrocinadores da seleção brasileira de futebol e patrocinadores de outras modalidades esportivas", comenta Davi Bertoncello, sócio-diretor executivo da Hello Research.
"Outro fator a ser considerado é que as empresas patrocinadoras devem potencializar seus investimentos em comunicação a partir da Copa das Confederações, quando faltará um ano para a Copa do Mundo. Isso poderá mudar este cenário por completo", complementa.
Leia anterior, que aponta que 85% dos brasileiros não sabem o que é Copa das Confederações aqui.