Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Prime Video renova sua identidade visual
Com mais de 200 milhões de assinantes, o Prime Video, serviço de streaming da Amazon, está com sua identidade visual renovada. O estúdio de design Pentagram assina a atualização de marca, um trabalho que procura destacar a variedade de entretenimento oferecido pela plataforma e a posiciona como “um lar para fandoms de todos os tipos”.
A marca tem agora uma “covinha” no sorriso e guia os usuários na busca pelas atrações da grade. Também está representada, de forma gráfica, para destacar alguns de seus sucessos, na mídia OOH e nas redes sociais. A nova identidade foi lançada junto com o redesenho do aplicativo, feito para tornar mais fácil a localização de conteúdo.
Um dos diferenciais do Prime Video, como pontua o estúdio, é a diversidade de produtos. No concorrido mercado de streaming de vídeo, a plataforma da Amazon ressalta que tem de jogos da NFL (a liga de futebol americano) a conteúdos produzidos pelo Amazon Studios.
“A estrutura tinha de ser flexível para poder ser modulada para diferentes tipos de conteúdo, de ação à drama, de comédia a esportes, e se adaptar a nuances culturais em vários mercados globais”, explica a empresa, em seu site. O mais importante é que a identidade visual repaginada tinha de estar relacionada à marca-mãe Prime e, ao mesmo tempo, se distinguisse como Prime Video.
Toca de coelho
Para gerar conscientização sobre a variedade, foi adotado pelo time da plataforma de streaming um conceito apelidado de “toca de coelho”. Isso quer dizer que o usuário pode entrar nessa toca e a percorrer entre milhões de opções de conteúdo. E, assim, um caminho vai levando a outro e a outro. Essa estratégia foi trabalhada pelo Pentagram, que criou uma linguagem visual para refletir essa multiplicidade de histórias e para mostrar que o serviço é “charmosamente nerd”, explica o estúdio.
A identidade apresenta a seta da covinha reformulada, transmitindo movimento e energia ao “apontar o caminho para a toca do coelho do Prime Video”. O formato da curva pode ser cortado ou usado como moldura para imagens.
A cor é brilhante e retirada da paleta do serviço Prime, gerando um tom que batizaram de “Prime Blue”. Mas outra cor faz parte do processo, o preto. Os designers da Pentagram desenvolveram dois modos visuais distintos, ou “túneis”. Se aparece o tom azul, o túnel está ligado a algo da cultura pop. Se é escuro, a ideia é mostrar um conteúdo mais sério e dramático.
Além da “Prime Blue”, foi elaborada uma fonte própria. A Pentagram criou uma tipografia em colaboração com Lucas Sharp, da Sharp Type. Trata-se de uma versão personalizada do Sharp Grotesk, nomeada "Prime Video Sharp". As letras têm vários pesos que se encaixam na família Prime.
A fonte foi projetada para combinar com dezenas de símbolos lúdicos, os “Iconics”, que podem representar gêneros ou programas. Por exemplo, as presas de um vampiro, os anéis da Terra Média, uma espada mágica brilhante, uma mão zumbi e uma bola de futebol americano. Criados pelos ilustradores da Patswerk, os ícones podem ser animados para interagir com a tipografia.
Veja o vídeo mais abaixo que mostra o trabalho do estúdio Pentagram.
Ficha Técnica
Client: Amazon
Sector: Entertainment
Discipline: Brand Identity, Digital Design
Office: New York
Partner: Emily Oberman
Project team:
Laura Berglund
Greg Morrison
Mira Khandpur
Whitney Badge
John Boran, Jr.
Tom Grunwald
Lisa Grant
Jase Hueser
Anastasia Kharchenko
Renee Freiha
Virginia Shannon
Ken Deegan
Ruben Gijselhart
Collaborators:
FutureDeluxe, 3D cinematic open
Patswerk, icon illustration
Zelig Sound, sound design
Sharp Type, typography