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Criação da WMcCann

Youtubers podem 'doar' vídeos a Exército de Salvação

10.04.19

A entidade Exército de Salvação, que costuma receber doações em roupas, mobiliário e dinheiro, agora passa a aceitar também vídeos do YouTube.

Trata-se da ação #melhordoar, criada pela WMcCann, e por meio da qual youtubers podem oferecer vídeos que não usam mais para a instituição.

O primeiro canal a participar foi o Porta dos Fundos. Agora, Maurício Meirelles, Jovem Nerd, Nerdologia, O Primo Rico, Cozinha do Bom Gosto, entre outros, aderiram à campanha, somando uma audiência de mais de 23 milhões de pessoas para a instituição, no YouTube.

A mecânica é a seguinte: a remuneração desses canais acontece por meio de CPM (custo por mil), valor que o anunciante paga ao YouTube a cada 1 mil views monetizados de um vídeo. Com a doação, o valor que seria repassado pelo YouTube aos criadores pela exibição de publicidade nos vídeos será destinado para o Exército de Salvação.

O The Zoo, time criativo do Google especializado em estratégia, tecnologia e conteúdo para comunicação digital, ofereceu uma consultoria, para que o projeto se tornasse possível dentro da plataforma do YouTube.

A iniciativa também contou com suporte da equipe responsável pelo atendimento às agências no Google, que ajudou a coordenar o trabalho junto com a WMcCann. Vídeos no YouTube muitas vezes voltam a ter picos de audiência, o que suporta a ideia de vê-los como objetos que valem dinheiro e que podem ser doados. A contribuição do The Zoo foi encontrar uma forma de tornar essa doação possível e recomendar os youtubers certos para a ação.

Ficha Técnica:

Agência: WMcCann

Cliente: Exército de Salvação

Produto: Institucional

Nome da campanha: “Se não vai mais usar, melhor doar”

CCOs: Hugo Rodrigues e André Marques

COO: Kevin Zung

Direção de criação: Eric Sulzer e Fernando Penteado

Diretor de Arte: André Candeloro

Redator: José “Juco” Borba

VP de Planejamento: Luciana Padovani

Planejamento: Camila Collesi, Acauã Bonifácio e Fernando Birche

Atendimento: Vivian Cecchi e Vivian Esposito

VP de Mídia: André França

Mídia: Camila Moraes e Daniel Gebara

VP de Produção: Tato Bono

RTV: Melina Balassanian

Relações Públicas: Kerena Neves e Bruna Ramos

Aprovação pelo cliente: Tiago Mendes, Larissa Vieira e Neide Leite

Criação da WMcCann

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