Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Jornais focados nesse público crescem
A editora francesa La Play Bac tem conseguido atingir crianças e adolescentes, entre 6 e 18 anos, com notícias em jornais impressos.
Com três títulos voltados para esse público, a editora não enfrenta crise. Enquanto os grandes jornais franceses perdem leitores, ela mantém 150 mil assinantes em todo o país. Número que permanece estável há cinco anos.
O "Le Monde" perdeu cerca de 20% da circulação nos últimos cinco anos.
"Fazemos jornais que não são chatos. Que levam às crianças e aos adolescentes o que eles querem ler e com uma apresentação colorida e atraente", afirma François Dufour, um dos donos da editora e editor-chefe dos jornais.
"Le Petit Quotidien" (pequeno diário), "Mon Quotidien" (meu diário) e "L'actu" (últimas notícias) são jornais compactos (quatro páginas o primeiro, oito os outros dois), com gráficos coloridos, fotos grandes e textos pequenos.
Dentre os assuntos abordados, ecologia, curiosidades históricas, entretenimento e atualidades.
Dufour afirma que são os próprios jovens que escolhem os temas. Todos os dias são levados à redação dois meninos e duas meninas que funcionam como redatores-chefes convidados. Os jornalistas propõem as pautas, eles decidem o que será publicado. São também os leitores que escrevem as críticas de jogos e livros.
Os jornais não são vendidos em banca, é preciso ser assinante para recebê-los em casa, de segunda a sábado. A assinatura custa 9 euros por mês, pouco mais de R$ 20.
Durante todo o mês de setembro, início do ano letivo na França, são distribuídos jornais nas escolas do país.
Leia a matéria da Folha de S.Paulo na íntegra aqui.