arrow_backVoltar

Criar com Saúde

Dormir bem: um pouco sobre higiene do sono

15.06.09

Com a aproximação do inverno, várias pessoas comentam que a qualidade do sono melhora. Devemos nos lembrar que o sono é fundamental para nossa saúde, sendo um mecanismo importante de estabilidade física e mental.

Na falta de um sono reparador, podemos vivenciar sintomas de fadiga, irritação, desconcentração, dores musculares, baixo desempenho intelectual e depressão, dentre outros.

Vale ressaltar que a insônia não é definida pela quantidade de horas que uma pessoa dorme ou quanto tempo leva para cair no sono, pois existe forte variação no perfil e  necessidades individuais.

Naturalmente, devemos atentar para causas orgânicas e doenças associadas com pior qualidade do sono e insônia, como a apnéia obstrutiva do sono, frequente em obesos, a depressão (por vezes com padrão de despertar precoce e angustiado) e alterações na tiróide (hipertiroidismo).

Descartadas (ou tratadas) estas causas, podemos tentar melhorar a qualidade do sono com medidas de "higiene", que podem ser muito úteis, tais como:

- Evitar trabalhar, estudar ou se alimentar  no quarto de dormir.
- Manter horários relativamente constantes para dormir e acordar.
- Mudanças de hábitos, nos finais de semana, podem atrapalhar o sono.
- Evitar ter aparelho de TV no quarto.
- Evitar praticar exercícios físicos antes de dormir. Exercícios físicos devem ser feitos no máximo quatro horas antes de ir para a cama.
- Evitar bebidas estimulantes, como café e chá preto, a partir do final da tarde.
- Em relação às bebidas alcoólicas, sabemos que apesar de poderem propiciar um relaxamento inicial, perturbam a qualidade do sono. Sobretudo os roncadores devem evitá-las, pois pode haver piora do ronco e das pausas respiratórias, devido ao relaxamento provocado pelo álcool na musculatura respiratória.
- Ingerir alimentos mais leves de fácil digestão no período noturno.  - Não fumar antes de dormir, pois a nicotina favorece a insônia e um sono não reparador.
- O uso de remédios (calmantes, antidepressivos) só deve ser feito com indicação e acompanhamento médico.

Bom sono e bom repouso  !!!


Dr André F. Reis
Endocrinologia e Metabologia
e-mail:
andrefreis@terra.com.br

Veja temas anteriores aqui.

Criar com Saúde

/