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Ministra não declara + nada. Peugeot reverbera em toda mídia
Na tarde da quarta-feira, 18, a Ministra do Turismo, Marta Suplicy, chegou de Portugal de volta ao Brasil e disse à um repórter da Agência Estado, ainda no aeroporto Antonio Carlos Jobim (RJ): "Não tenho nada a dizer."
Foi a única declaração da ministra em referência ao acidente com o Airbus 320 da TAM, ocorrido na noite de terça-feira, 17, e que matou quase duzentas pessoas.
Marta já era aguardada por um motorista e uma agente da Polícia Federal e seguiu em carro oficial para a Base Aérea do Galeão, onde embarcaria com destino a Brasília.
Depois da partida da Ministra, um assessor procurou o repórter e disse: "Ela (Marta) está consternada e ainda tem uma atividade em Brasília."
Um mês antes do acidente, durante uma solenidade no Distrito Federal, Marta tentou "minimizar" os problemas provocados pela crise aérea do país dando o seguinte conselho aos passageiros: "Relaxa e goza". E ainda acrescentou :"Ah, gente, é igual a dor do parto. Depois você nem se lembra".
Semana passada, foi a vez da Peugeot se aproveitar da frase, digamos, "impensada" da Ministra e criar campanha divertida trocando o Relaxa e Goza pelo Relaxa e Compra, e dando, desta forma, melhor conselho aos descontentes com a ccrise aérea: comprem um Peugeot, o carro é um avião.
Mas a piada teve vida curta na telinha e saiu do ar menos de 48 horas depois de sua estréia. Foi aí que avisamos por aqui (leia anterior) que o filme iria deixar a TV à pedido de Brasília. E a coisa virou uma bola de neve. O comercial, salvaguardado no YouTube, tinha sido visto na web, até a noite daquela sexta-feira 13, quando subimos a notícia, por 30 pessoas. Em dois dias, esse número chegou a 40 mil. Nesta quinta, já ultrapassa os 100 mil.
Toda a grande imprensa repercutiu o fato (leia matéria de capa de O Globo, por exemplo), dando à Peugeot uma visibilidade gigante. Segundo executivo do mercado publicitário, que prefere se manter anônimo, "a Peugeot e a Euro deram uma bola dentro significativa, colocando na tela comercial que respondia à ironia da Ministra da forma que todo mundo queria fazer. Quem assistiu ao filme uma vez o registrou para valer, porque texto, piada, escolha de ator e não de atriz, o tom vermelho, tudo falava direto à veia do espectador".
Certamente agência e anunciante devem ter comemorado a gigante repercussão na mídia. Mas a história não parou aí. Veio o Plano B da montadora, pós derrubada do Relaxa e Compra, que entraria com nova campanha na quarta-feira, 18 (leia aqui). Contudo, como a campanha continuava brincando com a crise aérea, agência e empresa preferiram suspender a ação (aqui), em função do trágico acidente ocorrido na noite de terça-feira, 17.
Comentários
prztz - Marta acabou, né? Obrigado Euro por botar pra dentro do gol a bola q todos queríamos q fosse posta. dudu@drdd.com
Criativo de Galochas - Quem ainda não assistiu o filme, ainda tem uma chance. http://br.youtube.com/watch?v=iwrGmG3N9pY
Publicitário Curitibano - A brincadeira rendeu a conta da Peugeot.