arrow_backVoltar

Cuidando do Novo Lar

Mulheres querem mudanças nos produtos de limpeza

04.07.07

O estudo Cuidando do Novo Lar, realizado pela TNS InterScience, para a Giacometti Propaganda e Arquitetura de Marca, constatou que as consumidoras acreditam que os produtos de limpeza precisam passar por inovações.


Uma característica comum a todas as entrevistadas é o fato de terem perfil considerado Future Shaper, daqueles consumidores curiosos, abertos a novas idéias e a mudanças. Eles são os influenciadores, que 'moldam o futuro'.


O estudo identifica frustrações das consumidoras em relação aos produtos. Por exemplo, “detergentes que não fazem espuma, com bicos de dosagem pouco eficientes que não permitem economizar...”, “ceras que não dão brilho, mancham o chão...”, “esponja de aço que acaba muito rápido”, entre outras.


Para as mulheres, “o prazer de cuidar da casa está no resultado, no bem-estar de sentir a casa limpa,  organizada e cheirosa". Embora ter a casa limpa seja um alívio, o processo para chegar no resultado é considerado “pouco prazeroso” e demanda tempo.


O sonho das entrevistadas pode ser resumido em uma frase: “Quero ter tempo pra mim”.  As palavras-chave identificadas nos depoimentos são “Tempo” e “Liberdade”.


O estudo apurou ainda que, entre as atividades que as mulheres menos gostam de realizar estão passar roupa, limpar vidros e azulejos, tirar pó e limpar fogão. Já as atividades que as mulheres mais gostam de realizar em casa envolvem o uso da água. Entre as preferidas estão lavar roupa, lavar louça e lavar banheiro.


Produtos que elas consideram indispensáveis à limpeza são sabão em pó, amaciante, multi-uso, detergente lava-louças, água sanitária e cera líquida.


O estudo também dividiu as consumidoras por perfis atitudinais e os seus respectivos hábitos: as desencanadas, que querem praticidade; as controladoras (especialmente com gastos), que querem uma marca de confiança; e as perfeccionistas, que buscam desempenho.


O boca-a-boca ainda é o meio de comunicação considerado pelas consumidoras mais seguro e confiável, pois tem o “aval da amiga”.  As Future Shapers são as principais avalistas de novos produtos, segundo a pesquisa, uma vez que atuam como divulgadoras das novidades na categoria, estimulando a experimentação dos produtos considerados "bons". Quando têm uma experiência negativa, elas também "acabam" com o produto.


As marcas mais citadas pelas consumidoras são as tradicionais, que estão na mídia há anos, mas existe a ascensão de novas marcas em categorias tradicionalmente lideradas por uma única.


O estudo também levantou algumas idéias sugeridas pelas consumidoras Future Shapers, com relação à criação de novos tipos de produtos de limpeza: sabão em pó em cubos e 2 em 1 (já com amaciante); detergente com bico dosador (já serve para ariar); spray tira manchas (dispensa a lavagem com água); cera líquida com veneno (espanta formigas).


O universo do estudo foi composto por 502 consumidoras, representativas da população de mulheres usuárias de produtos de limpeza, residentes em São Paulo. As entrevistadas, das classes ABC, com idades entre 26 e 50 anos e responsáveis pela compra de produtos de limpeza em seus lares, poderiam ou não trabalhar fora.

Cuidando do Novo Lar

/