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Olivetto, Fernandes e Lorente embarcam para a Inglaterra
Ano passado, a novidade do D&AD (British Design & Art Direction) foi a categoria "Non English Language - Television Advertising",
obviamente destinada aos países em que a língua oficial não é o inglês.
Marcello Serpa (AlmapBBDO) foi convidado para presidir o júri da categoria debutante, que tinha como jurados outros nomes de peso: John Hegarty, Michael Conrad, Donald Gunn, Tham Khai Meng e Mohammed Khan (além de Serpa, os dois primeiros também ex-presidentes dos júris de TV e Press do Festival de Cannes).
O festival, um dos mais conceituados do mundo, é também um dos mais diversificados: avalia não apenas publicidade para TV, Cinema, Rádio e Mídia Impressa, como vinhetas, videoclipes, mídia interativa, marketing direto, pôsteres, identidade de marca, roteiros, fotografia, manipulação de imagem, ilustração, tipografia, projetos editoriais, embalagens, design gráfico e de produto, "mixed media", design ambiental/arquitetura, enfim... É um evento completo em se tratando de criação, com braços voltados às diferentes disciplinas da comunicação.
A premiação - que gera um consistente Anuário - não visa lucro e o capital levantado destina-se à uma associação voltada à educação, gerida e mantida pela indústria criativa, com o objetivo de formar, apoiar e inspirar novas gerações. O D&AD investe, anualmente, 1,5 milhão de libras na identificação e aprimoramento de talentos. Acredite se puder.
Conquistar um Lápis de Ouro neste festival é missão quase impossível até para os britânicos. Um Lápis de Prata só vai parar em estantes de "meia-dúzia" de profissionais, em geral inlgeses - no máximo, norte-americanos. Essa rigidez no julgamento foi sempre acompanhada de um certo hermetismo por parte dos 2.500 sócios britânicos da entidade, que certamente não se sentiram muito à vontade com a criação da categoria voltada aos países onde não se fala inglês. Tanto que, ano passado, graças à falta de divulgação da novidade, apenas três agências brasileiras foram atraídas pela premiação: DM9, Almap e Young&Rubicam. Este ano, contudo, certamente graças ao trabalho seríssimo conduzido por Marcello Serpa (e pelos jurados que comandou), a insegurança dos ingleses parece ter sido estancada. Afinal, além da categoria de TV/Cinema, para países cuja língua oficial não é o inglês, foram criadas agora a de Mídia Impressa e a de Poster. O festival-ilha, enfim, parece estar disposto a investir de verdade numa ponte de ligação com os demais continentes.
Este ano, os profissionais convidados pelo D&AD para julgar os trabalhos estrangeiros são tão ilustres quanto os do ano passado. Do Brasil, para se ter uma idéia, embarcam, esta semana, Fabio Fernandes (TV/Cine), Washington Olivetto (Mídia Impressa) e Tomas Lorente (Poster).
Confira a relação completa dos jurados abaixo:
"Non-English Language/TV & Cinema Advertising": Fabio Fernandes (F/Nazca Saatchi & Saatchi); Sven-Olof Bodenfors (Forsman & Bodenfors); Neil French (Ogilvy & Mather Singapore); Adrian Holmes (Lowe); Elsie Nanji (Ambience D'Arcy Advertising); Toni Segarra (S.C.P.F); e Ramiro Agulla (Agulla & Bacetti).
"Non-English Language/Press Advertising":
Washington Olivetto (W/Brasil); Oistein Borge (Leo Burnett ); Eugene Cheong (Ogilvy & Mather Singapore);
Marie-Catherine Dupuys (TBWAParis); James Lowther (M&C Saatchi);
Farid Mokart (Goodby Silverstein & Partners); e Sebastian Turner (Scholz & Friends).
"Non-English Language/Posters"
Tomas Lorente (age.); Balki R. Balakrishnan (Lowe); Tony Cox (Abbott Mead Vickers/BBDO); Ami Hasan (Hasan & Partners); Hernan Ponce (Vega Olmos Ponce); Lode Schaeffer (Shaeffer Wünsch Has); e Jureeporn Thaidumrong (Saatchi & Saatchi).
O julgamento será entre os dias 17 e 21 de março de 2003. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 28 de maio, em Londres.
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