arrow_backVoltar

Daft Punk

Duo encerra carreira com vídeo de 8 minutos

22.02.21

O duo francês Daft Punk, um dos mais famosos da música eletrônica, encerrou sua carreira de 28 anos. A notícia foi dada com um vídeo de oito minutos que traz o título de “Epilogue”. Trata-se, na verdade, de um trecho do filme “Electroma”, de 2006, que eles fizeram e lançaram no Festival de Cinema de Cannes, contando a história de dois robôs que tentam se humanizar.

O vídeo dá um fim épico à trajetória da dupla de DJs. No filme, eles andam por um deserto usando suas roupas características e seus capacetes icônicos. Em dado momento, um deles, Guy-Manuel de Homem-Christo, aciona uma bomba relógio que estava escondida sob o casaco de Thomas Bangalter.

A explosão é mostrada por diferentes ângulos até que surgem a data de início e fim da dupla: 1993 e 2021. Cinco horas após o upload, o vídeo já superava 2,3 milhões de visualizações.

O fim foi confirmado pelo site Pitchfork, mas não foram dados os motivos para a dissolução do duo, que foi formado em Paris, dando um toque francês à house music.

O álbum de estreia, “Homework” (1997), traz uma música que rodou o mundo, de fato: “Around The World”. Com “Discovery” (2001), as roupas de robô da dupla começaram a se tornar conhecidas. Entre os hits do disco estão “One More Time” e “Harder, Better, Faster, Stronger”.

Enquanto consolidava carreira internacional, o Daft Punk também fazia parte de campanhas publicitárias – em alguns casos só pela música e em outras fazendo aparições com seus famosos trajes (veja mais abaixo). Em 2007, a dupla volta a enveredar pelo cinema. Eles assinaram a trilha sonora do filme “Tron: Legacy”.

O duo tem, ao todo, seis álbuns. Um deles, “Random Access Memories”, de 2013, registra mais um de seus sucessos que repercutiram no mundo. O single “Get Lucky”, com Pharrell Williams e Nile Rodgers (que também fizeram com eles “Lose Yourself To Dance”), vendeu milhões de cópias. Com essa música, eles ganharam dois Grammys. O álbum conquistou mais três Grammys.

Com os dois convidados, o Daft Punk se apresentou na noite de premiação, sendo um dos grandes momentos do evento.

Campanhas

Entre os comerciais que contaram com a participação do Daft Punk estão um filme para a GAP com Juliette Lewis dançando “Digital Love" (em 2001); outro para a Apple, para o iPod, em que a música-tema era “Technologic” (2005); uma campanha para a Sony Ericsson para o celular DoCoMo Premini (2006); e um “remake” da cena da cantina de Star Wars, em 2010, feito para Adidas, em que o Daft Punk surge em cena junto com David Beckham e Snoop Dogg.

Daft Punk

/