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59% dos que têm conta em banco são da classe C
Pesquisa Datamaioria (Data Folha/Data Popular) aponta que, do total de pessoas que tem conta em banco atualmente, 59% estão na classe C. Outros 23% estão nas classes D e E.
Com relação à posse de cartão de crédito, de cada 100 usuários do "dinheiro de plástico", 60 pertencem à classe C e 22, às classes D e E.
A maioria dos consumidores de baixa renda tem seu jeito próprio de organizar as finanças. Eles querem que alguém ensine a comprar de forma inteligente, e não ouvir que não podem comprar. Essa lógica é um desafio para os bancos, analisa Renato Meirelles, sócio diretor do Data Popular e especialista no comportamento do consumidor de baixa renda.
Um exemplo dessa divergência de visões entre os bancos e seus novos clientes é o fato de 80% das pessoas das classes C, D e E não se sentirem confortáveis em pedir empréstimos a uma instituição financeira.
A percepção dos emergentes sobre as instituições financeiras é de um relacionamento distante, que se baseia numa linguagem de difícil entendimento, destaca.
Em sua avaliação, as campanhas que abordam o uso consciente do crédito acabam transformando um empréstimo em concorrente das compras, e não numa ferramenta para facilitar o consumo. Para falar com o público de baixa renda, a mensagem deve ser: 'comprar bem para comprar sempre', diz Meirelles.
Os consumidores emergentes costumam buscar outras fontes de crédito: 27% das pessoas da classe C e 45% da D fizeram alguma compra fiada nos últimos seis meses, enquanto 22% da classe C e 25% da D já emprestaram o cartão de crédito para compras de familiares ou amigos.