Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Fotos de fisiculturistas em expô de Ricardo Barcellos
O fotógrafo Ricardo Barcellos vai expor o projeto "Demasiado", na Vila Madalena, em São Paulo. O trabalho poderá ser conferido em dois espaços simultaneamente: no Projeto Fidalga, a mostra contará com um vídeo e fotografias. Já na Galeria Central, haverá uma instalação a partir da projeção de duas fotografias.
O centro da instalação, criada por Barcellos, são imagens de dois fisiculturistas, um homem e uma mulher, com quase quatro metros de altura. São fotografias projetadas por meio da reflexão da luz em uma bacia com soro fisiológico. A cada gota de soro que cai na bacia, vinda de uma bolsa presa a um suporte, a imagem é desmanchada e se reconstrói.
Segundo o artista, o aparato hospitalar e a arquitetura do local, uma antiga fábrica, "completam o clima de inadequação que conflita com a força das formas idealizadas das figuras gigantes."
Todo o meu trabalho gira em torno da fotografia, como potência tanto para afirmar quanto para falsificar, criar dúvidas na compreensão, a suspeita de se é real ou não, comenta Barcellos. A substância modifica o corpo tanto na realidade dos fisiculturistas, quanto na instalação. O tamanho das imagens projetadas e as gotas que as desmancham momentaneamente criam uma situação de performance, de representação, completa.
Serviço:
Demasiado
Local 1: Projeto Fidalga, rua Fidalga, 299
Abertura: dia 15/06 (sábado), das 17, às 20h
Exposição: de 16/06 a 06/07
Local 2: Central Galeria, rua Mourato Coelho, 751
Abertura: dia 20/06 (quinta-feira), das 19h às 22h
Exposição: de 21/06 a 03/08
Leia sobre a exposição anterior de Barcellos, "Mediações de Risco", aqui.
Barcellos participou de palestra durante o Festival do Clube de Criação de São Paulo, ao lado dos fotógrafos Maurício Nahas e Paulo Mancini, para falar sobre a "Trilogia Vermelha", projeto coletivo de registros fotográficos em países comunistas, leia aqui.