Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Profissionais podem ser vetados em comerciais
Cirurgiões-dentistas estão autorizados a participar de peças publicitárias de produtos para saúde bucal, assim como divulgar serviços odontológicos, segundo o código de ética da profissão.
No entanto, conselhos regionais de odontologia defendem uma reformulação no código.
"É um tema omisso. Hoje, não existe uma orientação, o código não restringe. Na minha impressão, o entendimento dos conselhos regionais é de que seja vetada a participação de dentistas na publicidade, para que a população não seja induzida a consumir um produto por ser indicado por um profissional", diz Marco Antonio Manfredini, cirurgião-dentista e conselheiro-geral do CROSP (Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo).
A última revisão do código de ética, formulado pelo Conselho Federal de Odontologia, foi realizada em 2006.
O documento regula somente a propaganda de serviços odontológicos do profissional e não prevê limitações para a divulgação de produtos.
Para Manfredini, a presença frequente de especialistas em comerciais de produtos para higiene bucal é recente. "Houve uma mudança muito grande na propaganda odontológica."
Com informações da Folha de S.Paulo, na íntegra para assinantes, aqui.
Comentários
Fernando - Aproveitando o espaço, gostaria muito de saber por que anúncios de creme dental são tão horríveis. Tenho até receio de fazer alguma relação com o mercado nacional por duas razões: temos agências extremamente competentes e criativas no Brasil e aquelas dublagens são de chorar. Dizer que a fulana é a Dra. Daniela do CRO 666 não garante nada pra mim. Enfim, por que anúncio de pasta de dente é sempre a mesma coisa e é sempre tão bizarro? Sem sacanagem, não quero provocar ninguém. Acredito que exista alguma razão plausível.