Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Kibon promove exposição aérea no Morro do Alemão
A Open, braço de ativação da Borghi/Lowe, idealizou para a marca de sorvetes Kibon o projeto Deu Na Telha.
A exposição, a ser instalada no Morro do Alemão (no Rio de Janeiro), será a primeira 'aérea' realizada no Brasil. O trabalho ficará exposto de abril até final de agosto. Com lonas no lugar de telas, mais de 680 metros quadrados de pinturas poderão ser vistos sobre os telhados de casas selecionadas do Complexo.
O projeto tem a assinatura da Kibon e do Ministério da Cultura (MinC). Dez artistas da região e o grupo Coletivo Gráfico, em parceria com jovens moradores da comunidade, irão criar 22 obras, 11 em cada fase do projeto.
Os trabalhos poderão ser observados por inteiro entre as estações Baiana, Alemão/Kibon e Itararé, do teleférico, administradas pela SuperVia, apoiadora do projeto.
Reunindo artistas como Mana Bernardes, Walter Goldfarb, Susana Anagua (Portugal) e Felipe Cardena (Espanha), o trabalho terá duas etapas. Na primeira - que começa a ser produzido este mês e seguirá exposta até junho o tema é a "felicidade". Na segunda em exibição de julho a setembro -, a pauta será a "brasilidade".
A Kibon está presente no Morro do Alemão desde 2011, quando implantou nas estações do Teleférico pontos de venda de sorvetes, para contribuir com a comunidade na geração de renda fixa. Este ano, queremos trazer mais cultura para a comunidade. Assim, o projeto Deu na Telha irá unir os moradores com os artistas, possibilitando troca de informações e vivência, comenta Isabel Masagão, gerente de marketing da Kibon.
Para auxiliar na produção das obras, um programa de capacitação foi realizado pelo Educap (Espaço Democrático de União, Conviência, Aprendizagem e Prevenção) com jovens da comunidade. No total, 80 adolescentes foram atendidos em mais de 32 horas de workshops de habilitação.
O fotógrafo Bob Wolfenson foi convidado pela Kibon a conhecer o complexo e ministrar palestra sobre sua vida e profissão. Ele também registrará a montagem da exposição, retratando os personagens da comunidade envolvidos na produção e instalação das obras.
Ao final do projeto, a Kibon, junto com a comunidade do Alemão, irá reaproveitar as lonas utilizadas na exposição. O material será transformado em peças artesanais, que irão gerar rendar extra para a população local.
A hashtag do projeto é #deunatelhaexpo.