arrow_backVoltar

Dia das Crianças

Mesmo com proibição, Mattel se prepara para data

26.09.07

Às vésperas do Dia das Crianças, a Mattel aposta na mídia, apesar da proibição das licenças de importação dos brinquedos da marca no Brasil, por conta de excesso de chumbo na tinta aplicada, na China, em alguns produtos (leia aqui).


Chamou a atenção do Clubeonline o fato de um dos filmes estar sendo veiculado em TV aberta no horário noturno, atingindo não diretamente as crianças, mas seus pais.


As campanhas da Mattel são assinadas pela Ogilvy & Mather, que não quis se pronunciar sobre o assunto.


Confira abaixo a entrevista com Alejandro Rivas, gerente-geral da Mattel no Brasil, sobre o tema:


Clubeonline - Um comercial da Fisher Price, criado pela Ogilvy, tem sido veiculado no intervalo do Jornal da Globo. Quais motivos levaram a empresa a anunciar no horário noturno, em que só os pais das crianças estão assistindo TV?
Alejandro: O comercial que está sendo veiculado na televisão se refere ao lançamento Elmo T.M.X., personagem do programa infantil Vila Sésamo, série educativa veiculada em cerca de 120 países e que, a partir do final de outubro, passará a ser veiculado também no Brasil, em co-produção com a TV Cultura. A estratégia de veiculação prevê atingir a família brasileira, uma vez que o público alvo deste produto é bastante abrangente.


Clubeonline - Outras campanhas das marcas da Mattel estão sendo veiculadas? Em quais horários? Pretende atingir qual público?
Alejandro: Além de Elmo, a Mattel está com outras campanhas no ar atualmente, tanto em canais abertos como na tv fechada. As crianças e os pais são o principal público-alvo.


Clubeonline -  Como o incidente está afetando a imagem da marca? Qual a estratégia de comunicação da Mattel, em termos publicitários, para reverter uma possível desconfiança do consumidor com relação aos produtos? Existe uma orientação global de marketing para se tratar o assunto?
Alejandro: Nas últimas semanas, a Mattel anunciou o recall de produtos tanto quanto à mudança de projetos para elevação dos padrões de segurança como para produtos com excesso de chumbo na tinta. Estas ações são preventivas já que nenhum acidente com estes brinquedos foi registrado. No curto prazo, a imagem da empresa está sendo trabalhada junto aos diferentes públicos – autoridades, agentes reguladores, comunidade, imprensa e consumidores - para combater a desinformação e esclarecer os fatos devidamente. A Mattel acredita que, no longo prazo,  o consumidor compreende a postura de transparência e respeito da companhia. A comunicação está sendo tratada de forma individual em cada um dos países em que a empresa está presente, porém seguindo as diretrizes globais de transparência para transmitir tranqüilidade e segurança aos consumidores.


Clubeonline - Qual é a participação de mercado da Mattel no Brasil (comparativo entre share de agosto ou setembro de 2007 e do mesmo período do ano passado)?
Alejandro: Por ser uma empresa de capital aberto, não é possível informar dados sobre a participação de mercado.

Dia das Crianças

/