arrow_backVoltar

Dia do Orgulho Nerd

Os eventos desta data cada vez + popular

25.05.21

No calendário de nerds do mundo todo existem duas datas importante em maio. No dia 4 fãs de Star Wars se unem para celebrar a saga em uma efeméride famosa como May The 4th, que soa como “May The Force (Be With You)”, frase icônica da franquia. É o Star Wars Day. Depois disso, no dia 25, vem o Dia do Orgulho Nerd, também conhecido como Dia da Toalha.

A data tem se tornado cada vez mais popular, inclusive no Brasil. Nesta terça-feira, 25, o Omelete promove uma live especial em seu canal no YouTube, a partir das 18h. O evento tem patrocínio da Sadia.

Por que Dia da Toalha? Trata-se de uma homenagem a um autor querido dos nerds: Douglas Adams. Ele escreveu “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, série de livros que está entre as mais cultuadas por quem consome cultura pop.

Para quem não sabe, na obra consta que a toalha é um dos itens mais importantes para os viajantes das galáxias. Adams morreu no dia 11 de maio de 2001. Duas semanas depois, os admiradores do Guia homenagearam o autor usando a toalha. Desde então, a data ficou marcada. Parte disso é explicado em um vídeo que o Omelete preparou sobre Adams e o Dia da Toalha, usando cenas do filme que adaptou a obra para o cinema (veja abaixo).

Há outro evento popular entre os geeks que aconteceu em um 25 de maio. Em 1977, nessa data aconteceu a première do filme “Star Wars -Episódio IV: Uma Nova Esperança”, o início de tudo, por assim dizer.

A live do Omelete será comandada pelos apresentadores Marcelo Forlani (sócio-fundador da companhia), Marcelo Hessel, Carol Costa, Affonso Solano, Moo e Jack, com a participação dos apresentadores do The Enemy, Pedro Henrique (PH) e Guilherme Dias. Vão participar ainda o streamer Alexandre Gaules e os autores do primeiro selo de quadrinhos do Omelete, a Bruttal, Raoni Marqs, Yuri Moraes e Marília Mafé. O público poderá interagir por meio das redes sociais e da Fancam.

O Dia do Orgulho Nerd é uma grande homenagem a todos aqueles que gostam da cultura geek e passam a vida mergulhando nos mais diferentes universos que as histórias nos apresentam. E, o mais importante, é um dia para unir as pessoas que amam Star Wars, DC, Marvel, Senhor dos Anéis ou qualquer grande obra que faz parte das nossas vidas”, afirmou Forlani. Ele espera ter a participação do público no evento para que se divirtam juntos e ajudem a contar essas histórias.

Serão duas horas de live com diversos conteúdos do mundo geek. Desde gameplays entre os apresentadores e convidados até discussões sobre o que é ser nerd em 2021.

20 anos de mangás

A data também faz parte das comemorações da JBC Editora, que festeja 20 anos publicando mangás no Brasil. Para marcar essas duas décadas, foi programado um evento online, a JBC Festa, e outros satélites, igualmente digitais e feitos com parceiros. O principal será nos dias 29 e 30, no canal da editora no YouTube. Mas as comemorações já começaram na segunda-feira 24 e seguem ao longo da semana.

Para o Dia do Orgulho Nerd, foram marcados dois painéis: o Bate-papo Tokusatsu  (live action de heróis japoneses como Ultra Seven), às 15h, no canal do YouTube Tokudoc; e a live Universo HQ, às 20h, no canal Universo HQ.

A JBC Festa nasce como continuação do evento Henshin+, que acontecia todos os anos para aproximar a editora do público leitor. A transformação segue o plano de unificação da marca, que já passou por outras transições como o programa Henshin Online, que ganhou uma nova cara com o JBC Bits e a mudança do antigo canal Henshin, para JBChannel.

A editora anuncia que o evento terá bate-papos sobre mangás clássicos, tokusatsu, games, ação e aventura, além de novidades de produtos da JBC.

Neste momento, a edição será totalmente virtual, mas vamos torcer para que logo possamos nos encontrar e, quem sabe no futuro, ter uma celebração presencial”, declarou Edi Carlos Rodrigues, gerente de marketing da JBC.

Entre as novidades reveladas no primeiro dia de atividades paralelas ao evento principal está o relançamento de “A Princesa e o Cavaleiro (Ribon no Kishi), de Osamu Tezuka. O mangá acompanha as aventuras da princesa Safiri em busca de seu destino no reino da Terra de Prata. A história virou um dos primeiros animes coloridos e foi exibido na TV Tupi nos anos 70 e na TV Record nos anos 80. A JBC tinha publicado o mangá em 8 volumes, entre 2002 e 2003.

A editora relembra que em maio de 2001 saíram seus primeiros mangás: "Sakura Card Captors", "Samurai X", "Video Girl Ai" e "Guerreiras Mágicas de Rayearth". Os títulos foram lançados no formato que se tornaram famosos aqui (com a leitura no sentido oriental).

Prêmio geek

Nesta terça acontece também o prêmio Cubo de Ouro, que celebra diversas vertentes do mundo geek, como games, livros, cosplay, personalidades, projetos sociais e veículos especializados na temática. Realizado pelo Sintonia Geek, o evento traz 16 categorias, definidas ou por votação popular ou por um júri técnico.

• Personalidade Geek do Ano - (voto popular)
• Canal, Programa ou Podcast Geek do Ano - (voto popular)
• Imprensa Geek do Ano - (voto popular)
• Dublagem Geek do Ano - (voto popular)
• Streamer Geek do Ano - (voto popular)
• Destaque e-Sports do Ano - (voto popular)
• Projeto Social Geek do Ano - (voto popular)
• Geek Creators - (voto popular)
• Fandom do Ano - (voto popular)
• Prêmio Geração Geek - (Júri técnico)
• Melhor Literatura Geek - (Júri técnico)
• Melhor Game Brasileiro - (Júri técnico)
• Melhor Jogo de Mesa - (Júri técnico)
• Melhor Filme Geek - (Júri técnico)
• Melhor Projeto Musical Geek - (Júri técnico)
• Melhor Cosplay - (Júri técnico)

Além disso, o público pode votar para definir os campeões das categorias internacionais: "Maratonei no Ano” (filme/ série), “Viciei na Quarentena” (game), “Treta Geek do Ano”, “WTF do Ano” (filme, atuação, momento em série ou qualquer outra coisa que tenha surpreendido os geeks), “Ressaca Literária do Ano” (literatura), “Meme Geek do Ano”, “Flop Geek do Ano” (filme/ série), “Hype do Ano” e “Vai Deixar Saudades” (série cancelada ou encerrada).

O evento terá apresentações musicais e convidados especiais, entre eles o gerente geral da ViacomCBS, Maurício Kotait, e a atriz Ângela Dippe, que fez a Penélope do Castelo Rá-Tim-Bum. A premiação será transmitida a partir das 19h30 no canal do Cubo de Ouro no YouTube.

Fanta homenageia toalha

As marcas também podem embarcar na comemoração. A Fanta decidiu celebrar a data no Twitter, convocando os fãs a estender uma toalha e fazer um lanche com o refrigerante.

Dia do Orgulho Nerd

/