Dia Nacional da Doação de Sangue

Campanha lamenta restrições relacionadas à orientação sexual

02.09.20

A "Blood Equality", iniciativa que luta pelo fim das restrições à doação de sangue por homossexuais e bissexuais, apresentará campanha para o Dia Nacional da Doação de Sangue nos EUA, na sexta-feira (4).

Criada pela FCB Health de Nova York, em parceria com a ONG Gay Men's Health Crisis (GMHC), as peças trarão rapazes que venceram a Covid-19, com sangue rico em anticorpos contra a doença, portanto. Porém, no momento da doação, eles foram impedidos de realizá-la, devido a sua orientação sexual.

"Quando eu voluntariamente informei que era um homem gay, a expressão facial da pessoa com quem eu estava falando mudou completamente. E sem nenhuma hesitação, a resposta foi, ‘bem, você não vai doar hoje", lamentou Lukus Estok sobre sua experiência em um banco de sangue de Nova York.

Ryan Koerber, que também foi impedido de fazer uma doação, escreveu em um post no Instagram que "os olhos de um gentil funcionário se encheram de lágrimas quando ele me confessou que isso estava acontecendo com várias pessoas que entravam ali. Eu deixei o local me sentindo confuso, derrotado, desvalorizado. Sou apenas um ser humano que quer ajudar outros seres humanos".

As ilustrações das peças foram feitas pelo artista malaio Vince Low, conhecido por criar retratos hiper-realistas a partir de rabiscos.

O brasileiro Fernando Brandt, vp, Associate Creative Director da FCB Health, convidou o artista para que ele retratasse os personagens da campanha não com rabiscos comuns, mas de modo que reproduzissem vasos sanguíneos. Ele topou o desafio.

Além dos cartazes, a comunicação contará com peças para redes sociais.

"O que já seria um absurdo em uma situação normal, torna-se ainda mais inaceitável em uma pandemia, como a que vivemos, pois os anticorpos presentes no sangue dos sobreviventes da Covid-19 podem ajudar outras pessoas a vencerem a doença", aponta Brandt, que é redator por formação, mas nessa campanha assinou também a direção de arte.

Até abril deste ano, homens homossexuais e bissexuais deveriam esperar 12 meses após a última relação sexual para poder doar sangue nos EUA. Em meio à crise do coronavírus, a Food and Drug Administration (FDA) diminuiu o período de restrição para três meses, mas não o eliminou.

Ficha Técnica:

Advertising Agency: FCB Health, New York, USA