arrow_backVoltar

Diálogo

Mestre Sergio Rodrigues em mostra

25.03.13


A Casa Electrolux apresenta, com curadoria de Sergio Zobaran e Walton Hoffmann, a mostra “Diálogo”, do designer e arquiteto Sergio Rodrigues, em parceria com seu discípulo Fernando Mendes, a partir do dia 4 de abril.



Os curadores procuraram reunir peças novas ou inéditas para o grande público, de autoria de ambos, que vivem e trabalham no Rio de Janeiro, em séries numeradas e editadas, confeccionadas em madeiras nobres, como a peroba-do-campo.



Poderão ser vistos ao todo 12 móveis, que são tema de um diálogo entre os dois profissionais de diferentes gerações. O diálogo busca respeitar os espaços individuais e coloca em pauta suas afinidades e eventuais discordâncias.



Entre as obras expostas estarão a Poltrona Xibô (apelido de Sergio usado para nomear versão masculina da conhecida poltrona Kilin); a poltrona leve Cuiabá (desenvolvida em 1985 para um hotel da capital do Mato Grosso); o banco Leif (reedição de peça feita para um cliente em 1996); e a cadeira Fernando, de 2012 (em homenagem ao parceiro Fernando Mendes), em duas versões, com e sem estofamento no assento.



"Bons diálogos acontecem entre pessoas com as mesmas afinidades e aptidões, cultura e ofícios. Enfim, pessoas que conseguem ouvir e serem ouvidas, cada uma a seu tempo, respeitando as regras de convivência, mas em um mesmo patamar", diz o curador Hoffmann sobre a colaboração entre Rodrigues e Mendes, que trabalhou por sete anos (de 1993 a 2000) no escritório de Sergio, e é responsável pela execução artesanal de suas criações. "É a pororoca do design moderno com o contemporâneo", completa o curador Sergio Zobaran.


Diálogo

/