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Curiosidades sobre ação online da Ford

18.08.05

Sobre o tablóide sensacionalista Diário Extraordinário, criado pela JWT, forrado de personagens de outro mundo e exposto na Internet com o intuito de divulgar o novo Ford Focus, vale registrar mais algumas infos e curiosidades.

A ação foi criada por Andréa Siqueira, Alessandra Muccillo, Alexandre Soares, Gui Soares e Johnny Dutra, com direção de criação de Átila Francucci, Alexandre Soares e Veni Cury.


O mote foi, de forma irreverente, criar situações absurdas capazes de justificar o fato de alguém ainda não conhecer o novo Ford Focus. 


Reunidas no tablóide sensacionalista fictício, as histórias fantásticas nos apresentam a um náufrago perdido há cerca de 20 anos, a um homem-lobo encontrado por biólogos no meio da selva, e a uma mulher que afirma ter sido mantida em cativeiro por ETs.


Algumas histórias são ilustradas com filmes, ora em formato de notícia televisiva, ora como um vídeo caseiro, reforçando o caráter “verídico” do Diário Extraordinário.


“Apresentamos os roteiros à O2 Filmes e, mesmo diante de um orçamento extremamente modesto, Fernando Meirelles se interessou e se envolveu pessoalmente no projeto, viabilizando-o de maneira totalmente parceira”, conta Alexandre Soares, diretor de criação.


Ao todo, o projeto envolveu dois meses de produção e mais de 20 profissionais.


Para conferir ainda mais veracidade às histórias, agência e produtora trabalharam com um casting composto exclusivamente de não-atores, cuja seleção envolveu aspectos inusitados.


Uma das personagens, por exemplo, que protagoniza a história da mulher abduzida por ETs, foi descoberta na rua pelo diretor de criação Alexandre Soares.


Vendedora de talões de Zonal Azul, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, Fátima é notória na região por seu comportamento sempre alegre e pelos trechos de música que cantarola ao abordar seus clientes. “Além da adequação dela à personagem, sem querer realizamos seu sonho, que era o de ser atriz”, conta Soares.


Já o homem que protagoniza a história do náufrago é um morador de rua, que vive perto do Parque Villa Lobos, também em São Paulo.


Além disso, diferentes profissionais da JWT protagonizaram algumas das “notícias”.


A art buyer Cecília Quirico, por exemplo, encarna uma arqueóloga encontrada viva depois de anos, ao lado de uma múmia, numa pirâmide.

O redator João Carrascoza interpreta um andarilho, que deu a volta ao mundo a pé.

O office-boy Cristiano Lopes se travestiu de homem-lobo, encontrado na selva por biólogos.


Por fim, o ilustrador Luiz Roberto vive o homem que saiu para comprar cigarros e caiu num buraco negro.

O tablóide deverá ser atualizado periodicamente e sua url foi divulgada via e-mail marketing, buscando atrair internautas através do apelo sensacionalista das “notícias”.


“A intenção era atrair um perfil de internauta que naturalmente não entraria no site da Ford, e que até apresenta certa resistência aos produtos da marca”, finaliza Soares.


 Leia anterior sobre o assunto aqui.


 

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