arrow_backVoltar

Documenta Brasil

Confira os resultados

12.09.06

Acabam de ser divulgados os quatro projetos vencedores da primeira edição do Concurso Cultural Documenta Brasil, que alcançou a marca de 267 projetos inscritos. Confira:


 - Estratégia Xavante - Direção de Belisário Franca, produção Giros Interativa (RJ). A história de oito meninos indígenas da etnia Xavante, que no final dos anos 70, por decisão do cacique Apoena e outras lideranças, foram enviados a Ribeirão Preto (SP), para conviver e serem educados por famílias brancas. A medida teve o sentido de preparar futuros dirigentes do povo Xavante, para, com o conhecimento da cultura dominante, defenderem melhor e fortalecerem a sua própria cultura. Hoje, os oito índios são expressivos líderes da comunidade Xavante.


- KFZ-1348 - Direção de Marcelo Pedroso e Gabriel Mascaro, produção Rec Produtores Associados (PE). Retrato da vida social brasileira nos últimos 40 anos, contada a partir dos oito proprietários sucessivos de um Fusca 1965, desde que o veículo saiu da fábrica da Volkswagen no ABC paulista até terminar num ferro-velho de Recife, descendo todos os degraus da pirâmide de renda no país. Uma forma totalmente original de pensar o Brasil, tendo por eixo o veículo mais simbólico do nosso desenvolvimento industrial.


 - Pindorama - Direção de Roberto Berliner, produção TV Zero (RJ).
A vida cotidiana no circo Pindorama, companhia mambembe que é dirigida por uma família de anões e percorre o interior do Nordeste com o seu espetáculo, gerando curiosidade e conflitos com a população local. Metáfora sobre o exercício do poder no Brasil, ambientado no microcosmo de uma comunidade circense extremamente original e curiosa.


 - Rita Cadillac - Direção de Toni Venturi, produção Olhar Imaginário (SP). Perfil da vedete, contrapondo a sua exuberante personagem pública, presente no imaginário erótico de milhões de brasileiros de baixa renda, com a pacata e recatada figura privada, da cidadã Rita de Cássia Coutinho. O outro lado de um ícone da cultura de massas do país.


 Cada um desses quatro projetos receberá recursos de R$ 550 mil para produção. Os documentários serão exibidos pelo SBT em série e, posteriormente, em versão para salas de cinema digital.

O Documenta Brasil é uma parceria entre a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPI-TV), a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, a Petrobras e o SBT Sistema Brasileiro de Televisão.


Os contratos deverão ser assinados até 22 de setembro, desde que todas as formalidades do regulamento sejam cumpridas. A produção e finalização das obras se dará entre 25 de setembro de 2006 e 25 de maio 2007.  A exibição está prevista para junho de 2007.


Os demais projetos ficaram assim selecionados, para eventuais substituições:


 1ª. Los Índios Tabajaras - Fernanda Keller Empreendimentos/Juarez Malavazzi Jr;


2º. Homem Comum – Já Filmes/Carlos Nader;


3º. Brazza, o Cineasta Bombeiro – Dharma Filmes/Pedro Henrique Maciel Peixoto;


4º. Nada Sobre Meu Pai – Modo Operante Produções/Susanna Lira;


5º. Missão Varginha – 3(B) Produções/Rogério de Mello Lima;


6º. Cartas do Além Mar – Chá Cinematográfico/Adelina Pontual Ferreira.


 


 

Documenta Brasil

/