Documentários em foco

Com ’12 Moedas’, HBO reforça aposta na produção nacional

05.11.20

Com estreia nesta sexta-feira, 06, o documentário “12 Moedas”, produção da HBO com a O2 Filmes, entra na programação do canal HBO Mundi. A obra, que tem direção de Renato Rossi, investiga a história da economia brasileira a partir de 12 diferentes moedas que o país teve desde 1822. Com o novo título, a HBO reforço seu catálogo de documentários brasileiros, que estão disponíveis nos canais da rede e na HBO GO.

Confira alguns dos docs que fazem parte desse catálogo:

12 Moedas” – O Brasil mudou de moeda 12 vezes desde 1822. A produção conta o que motivou cada uma dessas mudanças e de que forma elas afetaram a economia e a sociedade brasileira naquele momento. Além de material de arquivo, o longa apresenta entrevistas inéditas com Fernando Henrique Cardoso, Delfim Netto, Abílio Diniz, Maílson da Nóbrega, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Gustavo Franco e Guido Mantega, ex-ministros e economistas que criaram diversos planos econômicos. Também entram em cena pessoas comuns, que sentiram no bolso os efeitos das decisões, muitas vezes, desastrosas.

Refavela 40” - Indicado ao Emmy Internacional 2020, o documentário aborda a importância histórica do icônico LP de Gilberto Gil, "Refavela", lançado em 1977, criado a partir da experiência do cantor no Festival Mundial da Arte e das Culturas Negras, realizado na Nigéria. O filme celebra as mais de quatro décadas do álbum, seu aspecto visionário e a relevância que ganhou com o tempo. Dirigido por Mini Kerti e produzido pela HBO Latin America junto com a Conspiração e em parceria com a Gege, o longa apresenta vários depoimentos inéditos e imagens de arquivo.

Clubversão Latino” - Série documental que está na segunda temporada. Acompanha o processo criativo de cantores e músicos de toda a América Latina, que recebem o desafio de criar juntos novas versões de canções em apenas um dia. Em uma sala de estúdio, o diretor artístico Fabio Pinczowski recebe os convidados e mostra o desenvolvimento das canções desde o primeiro encontro dos artistas até a gravação das bases, vozes e a execução da nova versão. Realizada em parceria com a Polar Filmes, a produção reúne astros da música latino-americana.

Elogio da Liberdade” - Coprodução HBO Latin America e Los Bragas criada e dirigida pela atriz Bianca Comparato. Mostra a luta de uma mulher pelo direito de viver sua vida em liberdade. A partir de experiências vividas pela escritora Rosiska Darcy de Oliveira, o documentário de 90 minutos aborda o reflexo dessas vivências em seus livros e os temas e conceitos criados e discutidos em sua obra. O filme é sobre a luta vitoriosa das mulheres que no século XX quebraram um paradigma milenar e mudaram o mundo.

Elas no singular” - Série documental coproduzida pela HBO Latin America, Coiote e Primo Filmes que conta a histórias de grandes escritoras brasileiras, desvendando as diferentes personalidades e talentos do universo literário do país. Dirigida por Fabrizia Pinto, a produção desvenda ao público como pensam essas mulheres marcantes e como são as vozes e os rostos por trás de seus livros.

Missões de vida” - Série documental com histórias de pessoas de diferentes etnias, regiões e classes sociais que encontraram seus propósitos em suas profissões, trabalhando para transformar a realidade de milhares de brasileiros. Realizada em parceria com a Grifa Filmes e a Nós, ela acompanha os desafios e dilemas de profissionais que levantam bandeiras em prol de questões como saúde pública, educação, esportes e causas sociais.

Documentários em foco