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Doença da Saudade

Heads cria pelo Dia Mundial da Conscientização do Alzheimer

21.09.21

Para marcar o Dia Mundial da Doença de Alzheimer e o Dia Nacional da Conscientização da Doença de Alzheimer, nesta terça-feira (21), a Heads assina campanha para a ONG IAB (Instituto Alzheimer Brasil), composta por anúncio para jornal e peças para mídia digital.

A proposta é salientar a importância dos cuidados logo nos primeiros sinais da doença. O esforço foi criado com base na experiência pessoal do redator David Romanetto, que durante quase seis anos viu a evolução da doença em sua própria mãe.

"O Alzheimer faz você aprender a amar duas pessoas diferentes, mesmo elas sendo uma só por fora", declara o criativo.

Confira abaixo, a íntegra do texto do anúncio para jornal:

"Tenho uma amiga que chama a doença de Alzheimer de D.A.: doença do amor. E ela tem sua lógica.

Mas eu prefiro dizer que o Alzheimer é a doença da saudade. Porque é a única patologia que eu conheço que leva embora a mesma pessoa, duas vezes seguidas.

A primeira vez que o Alzheimer leva embora é quando tira de nós aquele ser humano que já estamos acostumados. Que já conhecemos as reações de cor e salteado. Aquela pessoa que você sabe o que está pensando só pelo jeito de olhar, pelo tom de voz. Essa partida é lenta, indolor, mas ainda assim sofrida para quem está ali, do lado, de testemunha.

A segunda vez é quando o Alzheimer tira de nós, agora sim de forma implacável e por vezes dolorosa, aquele outro ser que veio substituir o primeiro que já tinha partido. Uma pessoa pura, perdida, que não sabe se expressar, não entende o mundo à sua volta, que precisa de ajuda para andar, comer, ir ao banheiro. E que muitas vezes, olha para você com aquele olhar perdido, sem ao menos saber quem você é.

O Alzheimer dá raiva? Muita. Mas ao mesmo tempo, é uma doença misericordiosa. Porque nos dá tempo de corrigir alguns erros de rota entre a partida dessas duas pessoas, mesmo elas sendo notadamente uma só. E nos dá oportunidade para aquele carinho, atenção, perdão, que a gente sempre deixa para depois. E às vezes não dá tempo.

Hoje, no Dia Mundial da Conscientização do Alzheimer, eu sinto saudades assim, no plural. De duas pessoinhas que vou levar no coração para o resto da vida.

Aos primeiros sinais da Doença de Alzheimer, fale com a gente.

Nós podemos ajudar."

Ficha Técnica:

Agência: Heads Propaganda

Campanha: Dia Mundial da Conscientização do Alzheimer

Vice-presidente de Criação: Rafael Merel

Diretor de Criação: David Romanetto

Criação: David Romanetto e Guilherme Valverde

COO: Rafa Carmineti

Diretora de Atendimento: Cacá Pires

Atendimento: Luiza Bardelli

VP de Mídia: Carol Espósito

Mídia: João Ferraioli

Editor/Motion: Leandro Wada

Aprovação Cliente: Elizabeth Piovezan

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