arrow_backVoltar

Dolores Duran, Dircinha Batista e cia.

Centro de Memória Bunge recupera áudios de 'rainhas do rádio'

10.05.18

O Centro de Memória Bunge recuperou áudios com as vozes de Dolores Duran, Dircinha Batista, Elizeth Cardoso e Linda Batista, cantoras e compositoras de MPB, consideradas "rainhas do rádio brasileiro", bastante conhecidas entre as décadas de 1930 e 1960.

Nos arquivos da década de 1950, por exemplo, as artistas participam de campanhas publicitárias de marcas de margarina e óleo vegetal vendidas na época.

O acervo inclui uma marchinha de Carnaval para vender sabão, criada por Miguel Gustavo, compositor de jingles da década de 1950 e autor do hino “Pra Frente Brasil” (da Copa do Mundo de 1970, no México).

As peças passam a integrar o acervo do Centro de Memória Bunge, que já recuperou mais de 900 arquivos de áudio de discos de vinil, e que busca recontar os mais de 100 anos da Bunge no Brasil, abordando temas como a história da propaganda no Brasil, da industrialização brasileira, do agronegócio e da navegação.

Localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, o Centro oferece atendimento a pesquisa, exposições temáticas, visitas técnicas e benchmarking, além de promover palestras e oficinas sobre a importância da preservação de acervos históricos.

 

Dolores Duran, Dircinha Batista e cia.

Centro de Memória Bunge recupera áudios de 'rainhas do rádio'

/