Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Preço ainda é fator decisivo para brasileiros
O Portal Unomarketing lança o primeiro "Dossiê de Consumo Sustentável", em parceria com a revista Ideia Socioambiental, MOB Consult e Market Analisys.
A pesquisa, coordenada por Fabián Echegaray, mostrou que, diferentemente do que ocorre nos EUA e na Oceania, onde aproximadamente 55% do público preferem produtos de empresas socialmente responsáveis, o fator decisivo de compra para os brasileiros (35%) é o preço.
No país, apenas 9% dos entrevistados mostraram-se preocupados com o comportamento socioambiental do fabricante; antes, outros fatores como características funcionais (19%), confiança na marca (16%) e disponibilidade (13%) são citados.
Outro dado aponta que, no ano anterior à pesquisa, 78,8% das pessoas tinham ouvido/lido pouco ou nada sobre os esforços das empresas para melhorar seu desempenho socioambiental.
Para Ricardo Voltolini, autor do dossiê, isso se deve em parte à falta de indicadores socioambientais específicos, rótulos explicativos e campanhas de comunicação das empresas baseadas nos atributos sociais e ambientais de seus produtos.