El Ojo 2019

GP de Innovation é do Brasil

07.11.19

O Brasil levou o GP de Innovation no El Ojo 2019 com #BrailleBricksforAll (assista o videocase abaixo), da Lew'Lara\TBWA para a Fundação Dorina Nowill.

O início desta campanha foi em 2016, ano em que a Lew'Lara conquistou Leão de Prata no Cannes Lions em Design com protótipos para ensinar crianças da Fundação Dorina Nowill a aprender Braille: os Braille Bricks. No ano seguinte, 2017, a agência levou Prata em PR com ação para convencer Lego a fabricar os Braille Bricks.

Desde 2018, a Lew'Lara\TBWA estaria trabalhando com a Fundação Dorina Nowill e outras 4 instituições para desenvolver o produto, que, enfim, foi lançado no último dia 24 de abril, em Paris, pela Lego Foundation, segundo explica a agência.

"O produto chega com 8 alfabetos para 16 países, desenvolvidos no Brasil, Noruega, Reino Unido e Dinamarca, e estamos muito felizes com o resultado deste trabalho", comentou Felipe Luchi, CCO e Partner da Lew'Lara\TBWA, ao Clubeonline, em junho passado. Segundo ele, a Dorina Nowill, onde o projeto teria começado a se desenvolver, abriu mão de qualquer direito para que a Lego pudesse fabricá-lo.

Ainda no início do projeto, a Lew'Lara teria enviado a ideia através do site de crowdsourcing Lego Ideas, mas a Lego não o aprovou. Foi quando a ideia foi disponibilizada no coletivo Creative Commons, com a intenção de atrair um fabricante interessado, mas sem sucesso. Aí então eles criaram a ação #braillebricksforall, que viralizou nas redes sociais e teria motivado a Lego a investir no produto.

No site legobraillebricks.com eles explicam sobre o conceito pedagógico do aprender brincando e creditam o trabalho como tendo parceria com a comunidade brasileira de deficientes visuais no desenvolvimento: "LEGO®Braille Bricks is developed by the LEGO Foundation, LEGO Group and partners from the blind community."

A cobertura do Clubeonline é patrocinada por Alice Filmes e Cheil Brasil.

El Ojo 2019