El Ojo 2023

Trabalho da TBWA com brs na ficha já tem 2 GPs e outros prêmios

15.11.23

Inscrita pelo México, a campanha "Huracán Ramírez vs. La Piñata Enchilada" (leia aqui e assista ao filme abaixo), criada pela TBWA\Media Arts Lab (MAL) para a Apple, já está enfileirando diversos troféus - inclusive dois Gran Ojos (aqui e aqui) - no El Ojo de Iberoamérica 2023.

O trabalho, que tem brasileiros na ficha técnica - Pedro Prado (ECD), Raynier Santos (diretor de arte), Daniel Ogawa (diretor de criação associado), Ulisses Razaboni (diretor de criação), Fabiano Higashi, André Fukumoto e Dudu Barcelos (diretores de criação associados) - soma até agora, com os resultados de apenas sete competições revelados (aqui) - um GP em Produção de Áudio e Som, dois troféus de Ouro na categoria (aqui), além de outro GP em Produção Audiovisual e três prêmios de Ouro, três de Prata e um de Bronze na competição (aqui).

O case é finalista em diversas outras categorias, com chances, portanto, de conquistar outros troféus na edição de 2023 do festival.

"Estou muito, muito feliz em ver esse projeto sendo reconhecido desse jeito. Participar e acompanhar essa produção foi uma experiência tão intensa quanto divertida. Mergulhar no universo da Lucha Libre mexicana e aprender até achar que já sabe, ficar colado nos bastidores durante a filmagem (confira o making of da produção, abaixo) e ainda dividir tudo isso com o time da TBWA\MAL México e da TBWA\MAL Miami foi sem dúvida algo muito especial", conta ao Clubeonline Ulisses Razaboni, diretor de criação da TBWA\Media Arts Lab Brasil.

A comunicação foi anunciada como a "maior campanha da Apple no México", a primeira da série "Shot on iPhone", rodada inteiramente com o smartphone, para o mercado mexicano. O filme buscou homenagear a cultura local, mostrando um praticante de luta livre aposentado obrigado a vestir a máscara novamente para combater uma ameaça ao país.

A luta livre é um patrimônio cultural mexicano e o ano de 2023 marca o 90º aniversário da primeira luta local. Huracán Ramírez, personagem principal do curta, foi o primeiro lutador criado para um filme, em 1952, e tornou-se também praticante da luta livre fora das telas. Diversos lutadores mascarados carregaram seu nome ao longo dos anos no México.

"Agradeço ao Pedro 'Papito' Prado e à Luana Azeredo pelas boas direções, ao meu dupla e hermano Chucky Rivero pelas aulas e parceria e a todo o time espalhado pela TBWA\MAL Latam que aguentou firme os rounds mais puxados até o projeto sair do papel. Haja lucha. Agradeço também, claro, à Apple, que teve a coragem e a confiança de fazer algo tão relevante e autêntico para os mexicanos. Que feliz", declara Razaboni.

A cobertura do El Ojo 2023 pelo Clubeonline tem o patrocínio da Corazon Filmes.

El Ojo 2023