arrow_backVoltar

El Ojo 2025

DDB: último festival antes de mudança?

14.11.25

Se houvesse uma Academia Mundial de Criatividade, inspirada no lema "Ad immortalitatem" (Rumo à imortalidade), usado pelas academias de letras francesa e brasileira, as três letras “DDB” teriam espaço permanentemente garantido na relação de "marcas imortais".

Mas, no meio de uma complexa negociação desde que o grupo Omnicom anunciou a compra do Interpublic (IPG), a marca DDB corre o risco de deixar de ser usada, em breve, ao menos dentro das operações do Omnicom.

Uma fonte ligada ao grupo norte-americano - fundado em 1986, em Nova York, unindo, inicialmente, DDB (Doyle Dane Bernbach), Needham Harper e BBDO Worldwide -, afirmou nesta sexta-feira (14) ao Clubeonline, que um comunicado oficial sobre a interrupção do uso da sigla DDB - reforçamos, “dentro da estrutura do Omnicom” - deverá ser divulgado nos próximos dias - "no máximo até o final deste mês".

A nova operação deve manter as marcas BBDO e TBWA (do Omnicom) e McCann, principal rede de agências do IPG.

No mercado brasileiro, a DDB está atualmente representada nas estruturas das agências Africa Creative e DM9. Há, ainda segundo fontes, possibilidade de uma fusão parcial de operações com a TBWA.

Lançada em 1949 em Manhattan, a DDB, não apenas revolucionou a realidade publicitária da Madison Avenue, como exportou para o mundo, incluindo o Brasil, o modelo das duplas de criação. São dela clássicos slogans como o Think Small", para Volkswagen, além de campanhas memoráveis para os mais diversos segmentos de produtos.

No El Ojo 2025, 76 anos depois do seu lançamento em Nova York, a DDB conquistou o prêmio de Desempenho da Iberoamérica como a Melhor Rede de Agências do festival.

Talvez seja o último reconhecimento desta marca imortal. E vale repetir: último ao menos como integrante do Grupo Omnicom.

Marcello Queiroz

El Ojo 2025

/