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Eleições 2022

Twitter anuncia aba especial, emojis e parcerias

20.07.22

As eleições deste ano já estão movimentando bastante os brasileiros no Twitter. De acordo com a rede, de janeiro até junho o tema foi assunto de 44 milhões de tweets de usuários daqui. Com a soma de posts feitos por pessoas de fora do Brasil, o total sobe para 47 milhões. Para dar a dimensão desse volume, a empresa informou que as eleições colombianas, realizadas no meio de junho, geraram 65 milhões de tweets no mundo todo. Como estamos a quase três meses do pleito, é esperado que esse número cresça consideravelmente.

O Twitter já tem traçadas diferentes estratégias para enfrentar o processo eleitoral e seus desafios, como uma aguardada “guerra de desinformação”, que deve se acelerar com a confirmação das candidaturas – as convenções partidárias já estão autorizadas para definição das chapas. Como a plataforma já detectou o grande interesse dos brasileiros pelas eleições, estão sendo lançadas algumas novidades que pretendem ajudar a população a participar mais do momento e ter informação de qualidade na rede. Uma delas é a criação da aba Eleições 2022, disponível a partir desta quarta-feira, 20.

A seção especial sobre o pleito será frequentemente atualizada com os fatos mais recentes a respeito do assunto. Ela reúne os principais conteúdos selecionados pelo time de curadoria do Twitter, que tem o papel de facilitar o acesso das pessoas a informações de qualidade sobre determinado tema, contextualizando questões em debate e apresentando conteúdos de variadas fontes confiáveis para quem quiser se aprofundar.

Esses esforços incluem Moments, assuntos com forte repercussão no momento, que são contextualizados para esclarecer os usuários, atuando como contraponto para tweets potencialmente enganosos. Além disso, serão exibidos gráficos com dados das conversas ao redor das #Eleições2022 no Twitter, atualizados semanalmente, mostrando os temas mais comentados.

A plataforma terá também abas dirigidas para as disputas estaduais, com notícias e conversas relacionadas à região do usuário. Isso inclui tweets de veículos e conteúdos ao vivo. O recurso vale para dez estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Emojis

Para estimular a participação das pessoas nas conversas e facilitar que debates sobre assuntos relacionados às eleições sejam encontrados, o Twitter conta com três emojis ativados pelo uso de hashtags especificas.

Um deles pode ser utilizado a partir desta quarta até a hora de votar: ele aparecerá com as hashtags #Eleições2022, #VoteConsciente e #ProjetoEleição (referência à famosa expressão “projeto verão"). Outro será ativado a partir de agosto, para as hashtags #DebatesBR, #DebatesBrasil, #DebateBR e #DebateBrasil. No dia da votação, mais um emoji será liberado com o uso de #BoraVotar, #EuVotei e #CONFIRMA.

Parcerias

O Twitter anunciou também acordos feitos com iniciativas para ampliar a informação confiável na rede. Com a Politize, organização que trabalha com educação política, haverá, a partir de agosto, um serviço de atendimento automatizado no Twitter para responder às principais questões dos eleitores. Quem enviar uma Mensagem Direta (DM) para o perfil @Politize terá à disposição informações que ajudam a tirar dúvidas sobre as eleições e política no geral. Poderá ainda receber dicas de como identificar notícias falsas e ter conversas saudáveis, além de sugestões de fontes de dados a respeito de política e eleições. Tudo isso via chatbot. A assistente se chama Poli.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também vai tirar dúvidas das pessoas na rede com sessões de perguntas e respostas com temas pré-determinados. Para participar, é preciso acompanhar a página @TSEJusBR. Dúvidas podem ser tuitadas com a hashtag #PergunteAoTSE.

Para que os usuários tenham segurança e consciência ao publicar, compartilhar e consumir informações no Twitter, a empresa está desenvolvendo campanhas educativas com dicas sobre a regras da plataforma e recursos de alfabetização midiática, com direito a orientações a respeito da identificação de informações enganosas ou fotos manipuladas, por exemplo. Uma das medidas será posicionar avisos sobre tweets. A etiqueta explica, por meio de dados contextualizados, que o conteúdo em questão é enganoso.

Ao final do processo eleitoral, a companhia irá montar um relatório para mostrar os resultados atingidos com as estratégias para o pleito deste ano.

O desenvolvimento da campanha de educação midiática terá ajuda e feedback do Instituto PalavraAberta e outros parceiros da sociedade civil especialistas no assunto. Sobre o consumo de informações com consciência, o Twitter comunicou que está apoiando projetos das agências Lupa e AosFatos voltados para as eleições.

Moments na gaveta

O time de curadoria – formado por mais de 150 pessoas no mundo - está desde abril do ano passado trabalhando no estabelecimento de estratégias para diferentes fases da corrida eleitoral. Esses profissionais se debruçam sobre cenários para tentar definir a melhor solução possível para determinados quadros. Tanto que já foram elaborados Moments sobre algumas possíveis polêmicas.

Desse modo, o Twitter pode ser ágil na publicação de um esclarecimento sobre uma questão específica que esteja gerando barulho na rede. Conforme a votação irá se aproximar, a atenção do time de curadoria vai se intensificar.

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