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Governo federal investe R$ 2,3 bi em publicidade
O governo federal investiu R$ 2,3 bilhões em publicidade, em 2013. O valor é o maior já registrado, desde o ano 2000, quando começou a ser divulgado esse tipo de dado.
O maior investimento anterior havia sido o de 2009, na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: R$ 2,2 bilhões.
As informações foram divulgadas pela Secretaria de Comunicação Social do Palácio do Planalto. Todos os números foram corrigidos pelo IGPM, da FGV.
Em relação ao ano de 2012, o investimento do governo federal em propaganda aumentou 7,4%. Os valores incluem toda a administração pública direta e indireta. Ou seja, as grandes estatais estão nesse bolo.
Quando são considerados só os órgãos e entidades da administração direta (ministérios e Palácio do Planalto, por exemplo), o total de 2013 é de R$ 761,4 milhões.
A Secom argumentou por meio de assessoria que "em 2013 o governo federal apresentou novas campanhas de utilidade pública voltadas à prevenção de acidentes de trânsito, de combate ao uso do crack , bem como ao lançamento do programa Mais Médicos".
O governo também justifica o aumento com o fato de que "um terço do crescimento do volume publicitário de 2013 foi puxado pelas ações para os Correios, [empresa] que completou 350 anos em 2013".
Os R$ 2,3 bilhões investidos colocam o governo federal na quarta colocação do ranking dos maiores anunciantes brasileiros, em 2013. O primeiro lugar é da Unilever (R$ 4,6 bilhões), seguida por Casas Bahia (R$ 3,4 bilhões) e pelo laboratório Genomma (R$ 2,5 bilhões) - leia aqui.
Quando se observa o tipo de veículo preferido pelo governo, a TV ganha com 65% do total. Os meios rádio, jornal, revista e internet ficaram com 7,6%, 7%, 6,3% 6% do bolo, respectivamente. O investimento na web teve em 2013 aumento de 22% em relação a 2012.
Com Folha.