arrow_backVoltar

Em Porto Alegre

Ação de cursinho faz sátira com concorrente e Justiça interfere

14.08.07

O cursinho pré-vestibular Monteiro Lobato tem campanha, criada pela gaúcha Propaganda Futebol Clube, que está sendo veiculada em Porto Alegre. A ação é uma sátira às peças publicitárias do concorrente Universitário, que desde o ano passado exibe em mídia exterior e busdoors peças que mostram a foto de um estudante com a frase "Fiz o Universitário e passei na UFRGS".

O cursinho está sem agência de publicidade há alguns anos.


A campanha para Monteiro Lobato satiriza o concorrente trazendo peças com a mesma identidade visual, mas com frases como "Fiz as unhas e passei na UFRGS".


O Universitário ingressou com ação indenizatória na 13ª Vara Cível de Porto Alegre e ganhou uma liminar, já que o juiz entendeu que a campanha do Monteiro Lobato não respeita as regras do Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária).


O Monteiro Lobato, que deve retirar as peças da rua, pode recorrer ao Tribunal de Justiça do Estado.


"A campanha do concorrente era informativa, trazia depoimentos. O que colocamos em exibição, no começo do mês, foi uma paródia - que, como a própria palavra já explica, traz humor à comunicação", justifica Marcos Eizerik, da Propaganda Futebol Clube.

Eizerik lamenta que "em momento algum o CONAR tenha sido consultado pelo concorrente, que recorreu diretamente à Justiça", observa. "Talvez porque o próprio Conselho iniba que as instituições de ensino prometam, direta ou indiretamente, que o cliente/aluno irá passar em exames".
  
O publicitário ressalta ainda que em momento algum há imitação ou plágio. "O que enxergo é o humor saudável sendo esmagado pelo arbitrário".


Comentários

henrique - e qual seria a agência do universitário? que preferiu a justiça do que o embate criativo... parabéns pela campanha da propaganda futebol clube, torço pra que não dê em nada essa ação que menospreza o CONAR e desestimula a criatividade da nossa propaganda.


 Irineu Gallo - E pensar que o Universitário já foi um anunciante inovador no tempo das grandes campanhas da Dez. Hoje anuncia da forma mais grotesca possível, provavelmente influenciado por alguns professores/diretores/marketeiros. Além de abrir mão da criatividade, não tem mais o mínimo de cuidado com as peças (vamos combinar, a campanha é medonha). Gol da Propaganda Futebol Clube. Goleada do Monteiro Lobato. Ao Universitário, resta procurar uma agência de propaganda ou chorar para o juiz.


joker - Gênio!


 Teca Chaves - Totalmente desnecessária a ação do Universitário contra a PFC. A tal "sátira" é tão confusa e tão sem-graça que é capaz de contribuir para que o Universitário tenha ainda mais alunos. Se passar na UFRGS é tão fácil que a candidata pode passar os dias fazendo as unhas ao invés de estudar, pra que pagar um dinheirão pra um cursinho ??? A estratégia do planejamento até pode ser boa e bem realista - cursinho não passa ninguém, só ajuda - mas isso a gente só conclui - ou não conclui, fica na dúvida se é mesmo isso - depois de muito tempo. Mais um detalhe: a campanha é toda focada em mídia externa, principalmente busdoor. Ou seja, à primeira vista, acaba reforçando a campanha do concorrente. Só depois do segundo ou terceiro contato com a peça é que o receptor se dá conta de que o cursinho é outro.


Ireneu Abel - O que achei estranho nos comentários é o lamento de Eizerik: "Talvez porque o próprio Conselho iniba que as instituições de ensino prometam, direta ou indiretamente, que o cliente/aluno irá passar em exames".  fui aluno do Universitário e tive minha foto veiculada, não foi promessa, foi realidade, estudei lá e passei! e não gostei nada, nada do deboche, fazer a barba não passa na UFRGS.


Robert - Olha, bobagem mesmo é veicular uma propaganda sem sentido e sem noção pra atacar o concorrente (concorrente?). Na real faltou criatividade e bom senso. Nao vou contratar essa agência pras minhas empresas depois dessa idéia. Ao menos poderiam ter sido criativos e não copiar layout e fonte...


Marcelo Pimentel - Ambas as campanhas são ruins criativamente. O que fizeram foi dar mais visibilidade e reforçar a marca do Universitário com esta paródia.


Jorge Ferreira - Porque a atual agência do Monteiro Lobato, não usou a criatividade em vez da paródia? Assim fica fácil, chamar atenção, criando polêmicas gratuítas.


Lauro - Qual a mensagem que a campanha do Monteiro Lobato quer passar? Que o universitário é um curso sério enquando o deles é uma piada?


 Leonardo Mereu - mesmo que alguns classifiquem a campanha do universitário como criativamente deficitária, é fato que ela despertou uma identificação muito grande com os seus públicos, além de ter contribuído para um aumento significativo nas matrículas. logo, é uma campanha que funciona muito bem. A campanha da Propaganda F.C. não é uma paródia, é uma falta de respeito, não apenas com o concorrente (?) mas para com todos os profissionais de propaganda que prezam a criatividade.


Fernanda de Lima Conte - eu gostei da campanha do monteiro que mostra para nós que o mérito é nosso e não a do cursinho como mostra à propaganda do universitário!


Jordana - Divertidíssima essa campanha do Montero Lobato!!! Em momento algum achei que fosse de mau gosto da parte da agência, até porquê quem já fez o Universitário e não passou na UFRGS, de certa forma se sente enganado, porque conforme diz a campanha deles, é só fazer o cursinho pra passar, não fala que se você estudar, se esforçar vai passar....


 

Em Porto Alegre

/