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Cerveja suspende conceito 'orgulho hetero'
Por conta de manifestações negativas da opinião pública portuguesa, a marca de cerveja Tagus cancelou campanha "Tu és hetero", considerada ofensiva aos homossexuais.
Criada pela Lowe, a ação comunicava a formação de uma comunidade virtual no site www.orgulhohetero.com.
Segundo comunicado da companhia, a "campanha não pretendia defender ou atacar nenhuma causa concreta. A mesma deveria ser entendida tendo em linha de conta o posicionamento irreverente da marca".
A campanha recebeu queixa junto do ICAP (Instituto Civil da Autodisciplina da Publicidade) e uma ação "resposta" da associação gay Panteras Rosa.
O comunicado da Tagus destaca ainda que "o objetivo foi criar uma campanha que surpreendesse pela originalidade da abordagem, mas sem quaisquer preconceitos, sempre numa perspectiva positiva e respeitando as orientações de cada um".
A campanha deveria se estender até dezembro, segundo os planos iniciais da companhia.
Com informações do Meios & Publicidade.
Valéria Campos
Comentários
Orgulho Hetero - Pera aí. Homossexuais podem fazer passeatas, paradas, e afins, para mostrar o orgulho de sua escolha sexual, mas heterossexuais não. Preconceituoso é quem ataca uma campanha como essa.
river - Desculpe, mas o comentário acima não devia nem ser postado. Primeiro: quem disse que ser gay é uma questão de escolha? Segundo: quem é a minoria? Quanto à campanha, já vi uma abordagem parecida, porém muito mais original e sem precisar levantar bandeira nenhuma. Mas ainda assim não acho ofensiva.
Orgulho Hetero - Desculpe também, mas então apenas minorias podem sentir orgulho de sua condição? Por este raciocínio, se um flamenguista veste a camisa do seu time do coração, ele está ofendendo o torcedor do América. Ter orgulho de pertencer a uma maioria não implica a depreciação de qualquer minoria.
river - Caríssimo hétero orgulhoso, estamos falando de publicidade, persuasão, propagação de idéias, valores... entendo perfeitamente seu ponto de vista, o que não concordo é que ele justifique a criação de uma campanha com tal conceito. E outra coisa, ser gay é um pouco mais complicado que torcer pro América, convenhamos...
Sunrise - Ah não, mas poxa, porque fazer uma cerveja só pros flamenguistas? Quer dizer, se é uma propaganda publicitária, a intenção não é atingir o maior público possível? Por outro lado, levantar uma bandeira, seja ela qual for, e conquistar tal público não é melhor do que não levantar nenhuma e conquistar um número menor? É preciso analisar, mas acho que tal marca perdeu, pelomenos por um tempo, um público promissor, já que, como comprovado por pesquisas, o público gay é ótimo consumidor. Não sou gay, portanto não estou defendendo nenhuma causa pessoal, só tentando entender o que levaria uma agência a levantar tal polêmica.
Putz - Tu assina "sunrise" e vem me dizer que não é gay? Faça-me o favor... river, considerando que o produto em questão é de forte apelo ao público masculino, e que este público é notoriamente machista, acho plausível sim uma campanha com enfoque em "ser macho". Pode não ser a melhor das idéias e, cá entre nós, talvez seria uma daquelas que nem chegaria ao diretor de criação, mas pode ser que funcione. Sem contar que é muito melhor que "Pega leve."
Sempre Sunrise - uahauhauhauhauha sempre fui sunrise, desde meus 17 anos, quando criei meu hotmail: livia_sunrise@hotmail.com. sou menininha =) rs e nao, nao sou lesbica =P