arrow_backVoltar

Em Portugal

Cerveja suspende conceito 'orgulho hetero'

26.11.07

Por conta de manifestações negativas da opinião pública portuguesa, a marca de cerveja Tagus cancelou campanha "Tu és hetero", considerada ofensiva aos homossexuais.


Criada pela Lowe, a ação comunicava a formação de uma comunidade virtual no site www.orgulhohetero.com.


Segundo comunicado da companhia, a "campanha não pretendia defender ou atacar nenhuma causa concreta. A mesma deveria ser entendida tendo em linha de conta o posicionamento irreverente da marca".


A campanha recebeu queixa junto do ICAP (Instituto Civil da Autodisciplina da Publicidade) e uma ação "resposta" da associação gay Panteras Rosa.


O comunicado da Tagus destaca ainda que "o objetivo foi criar uma campanha que surpreendesse pela originalidade da abordagem, mas sem quaisquer preconceitos, sempre numa perspectiva positiva e respeitando as orientações de cada um".


A campanha deveria se estender até dezembro, segundo os planos iniciais da companhia.

Com informações do Meios & Publicidade.

Valéria Campos


Comentários


Orgulho Hetero - Pera aí. Homossexuais podem fazer passeatas, paradas, e afins, para mostrar o orgulho de sua escolha sexual, mas heterossexuais não. Preconceituoso é quem ataca uma campanha como essa.


river - Desculpe, mas o comentário acima não devia nem ser postado. Primeiro: quem disse que ser gay é uma questão de escolha? Segundo: quem é a minoria? Quanto à campanha, já vi uma abordagem parecida, porém muito mais original e sem precisar levantar bandeira nenhuma. Mas ainda assim não acho ofensiva.


Orgulho Hetero - Desculpe também, mas então apenas minorias podem sentir orgulho de sua condição? Por este raciocínio, se um flamenguista veste a camisa do seu time do coração, ele está ofendendo o torcedor do América. Ter orgulho de pertencer a uma maioria não implica a depreciação de qualquer minoria.


river - Caríssimo hétero orgulhoso, estamos falando de publicidade, persuasão, propagação de idéias, valores... entendo perfeitamente seu ponto de vista, o que não concordo é que ele justifique a criação de uma campanha com tal conceito. E outra coisa, ser gay é um pouco mais complicado que torcer pro América, convenhamos...


Sunrise - Ah não, mas poxa, porque fazer uma cerveja só pros flamenguistas? Quer dizer, se é uma propaganda publicitária, a intenção não é atingir o maior público possível? Por outro lado, levantar uma bandeira, seja ela qual for, e conquistar tal público não é melhor do que não levantar nenhuma e conquistar um número menor? É preciso analisar, mas acho que tal marca perdeu, pelomenos por um tempo, um público promissor, já que, como comprovado por pesquisas, o público gay é ótimo consumidor. Não sou gay, portanto não estou defendendo nenhuma causa pessoal, só tentando entender o que levaria uma agência a levantar tal polêmica.


Putz - Tu assina "sunrise" e vem me dizer que não é gay? Faça-me o favor... river, considerando que o produto em questão é de forte apelo ao público masculino, e que este público é notoriamente machista, acho plausível sim uma campanha com enfoque em "ser macho". Pode não ser a melhor das idéias e, cá entre nós, talvez seria uma daquelas que nem chegaria ao diretor de criação, mas pode ser que funcione. Sem contar que é muito melhor que "Pega leve."


Sempre Sunrise - uahauhauhauhauha sempre fui sunrise, desde meus 17 anos, quando criei meu hotmail: livia_sunrise@hotmail.com. sou menininha =) rs e nao, nao sou lesbica =P

Em Portugal

/