Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Wieden chega com Ícaro e A. Gustavo
Depois de tanto zum-zum-zum e de tantas visitas de representantes da rede independente de agências Wieden + Kennedy ao Brasil, nos últimos dois anos, enfim, iremos sediar, de fato, uma unidade da rede, e será, provavelmente, no Rio de Janeiro.
Os representantes da Wieden conversaram, por diversas vezes, com agências como Santa Clara e Gringo, entre tantas outras, com profissionais como Alexandre Okada, Valdir Bianchi e Rui Branquinho, mas também com criativos nascidos na Argentina (como Guillermo Vega), grafiteiros, com o estilista Alexandre Herchcovitch, com donos de galeria, e também com criativos brasileiros que trabalham no exterior, como o diretor de arte, ex-Wieden Amsterdam e Mother Londres, Rodrigo Saavedra, que está de malas prontas para voltar ao Brasil, porém não para trabalhar na W+K. Saavedra nunca trabalhou por aqui, tendo saído do país aos 18 anos para estudar na Europa. Desligou-se da Mother há cerca de uma semana mas ainda está em Londres,.
A equipe comandada pelo diretor de criação da Wieden em Londres, Tony Davidson, sondou o mercado publicitário e de criação, como um todo, no Brasil, colhendo, sem pressa, em encontros não só nas agências mas em bares e restaurantes, impressões e informações sobre o mercado onde pretendia aterrissar quando as condições metereológicas fossem não apenas favoráveis mas as melhores possíveis.
Um dos anunciantes da rede, a Coca-Cola, sediada no Brasil na cidade do Rio de Janeiro, ajudou sua parceira internacional nesta sondagem de terreno, oferecendo inclusive sugestões de nomes de publicitários, criativos ou não, que valiam a pena ser conhecidos no Brasil. Aliás, a cidade do Rio de Janeiro encantou de cara a equipe da Wieden, que ficou fortemente inclinada a optar por ela.
Pois bem, depois de muitas idas e vindas, a Wieden, que não costuma entrar em um novo mercado se associando a outra agência, mas sim contratando talentos locais, decidiu-se por três pessoas. Duas delas são o redator, ex-Y&R NY e Goodby Silverstein & Partners São Francisco, Ícaro Doria, e o ex-diretor de atendimento da F/Nazca S&S André Gustavo.
André Gustavo, carioca, é também ex-Giovanni/FCB, JWT SP e JWT Cidade do México. Viveu ainda em Bangcoc, onde foi Diretor Regional de Unilever para a Ásia. Estava na F/Nazca S&S desde março de 2008, onde era responsável, entre outras, por contas como Nike, P&G e Honda, todas as três internacionalmente na carteira da W+K.
Ícaro se encontra no momento fazendo uma imersão na W+K de Portland. Ele é ex-DPZ, Grey, Leo Burnett Lisboa, GiovanniFCB, S&S Nova York, Y&R Nova York e Goodby Silverstein & Partners São Francisco, onde trabalhava, desde janeiro de 2010, ao lado do também brasileiro Christian Haas e de nomes como o ex-diretor de crição da TBWA Paris Erik Vervroegen. Desligou-se da GSP há cerca de 10 dias.
Foi apontado, em 2007, como o redator mais premiado do mundo, pela revista norte-americana Creativity (leia aqui). Estava na equipe da S&S NY quando a mesma conquistou, também em 2007, o prêmio de Agência do Ano em Cannes (aqui). Na última edição do festival, voltou para casa com sete Leões no bolso (aqui).
A Wieden+Kennedy era formada, até então, por sete escritórios nas seguintes cidades: Portland, New York, Londres, Amsterdam, Nova Delhi, Shanghai e Tokyo.
As informações acima não foram confirmadas por nenhum dos envolvidos.