arrow_backVoltar

Entretenimento

Globo tem novo modus operandi

21.08.08

A TV Globo implantou novo mecanismo de funcionamento relativo ao seu segmento de criação artística. Os autores e diretores mais experientes da emissora atuam agora também como consultores artísticos e opinam nos projetos de novelas e séries dos colegas.

Desde que Manoel Martins assumiu a área de entretenimento da emissora, substituindo Mário Lúcio Vaz (leia aqui), considerado um expert em teledramaturgia, autores e diretores do primeiro time recebem sinopses, roteiros de capítulos e até episódios prontos para análise. Emitem parecer em que opinam até na escalação de atores.

A idéia é ter uma maior qualidade artística, buscar inovação e avaliar o potencial de interesse do público pelo projeto.

Busca-se também evitar semelhanças entre as tramas que estão no ar (por exemplo, todas as mocinhas de novelas se chamarem Maria ou todas as novelas no ar terem a palavra "mulheres" no título) e atores fazendo sempre o mesmo tipo de personagem.

O processo já está em andamento, mas, por enquanto, apenas projetos de programas e novelas para 2009 estão sob o exame de autores como Silvio de Abreu e Gilberto Braga.

As informações são de Daniel Castro, da Folha de S.Paulo, leia aqui (apenas para assinantes).

Entretenimento

/