arrow_backVoltar

Escravidão: Uma História de Injustiça

Série do NatGeo estreia no Dia da Consciência Negra

19.11.20

A série "Escravidão: Uma História de Injustiçaestreia no canal de TV por assinatura National Geographic nesta sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra, às 21h, com um episódio duplo.

Em seis episódios de uma hora, o ator e ativista Samuel L. Jackson e o jornalista investigativo Simcha Jacobovici propõem a realização de uma jornada sobre a história da escravidão, passando por localidades no Brasil, Canadá, Costa Rica, Gabão, EUA, Inglaterra, Jamaica, Portugal, Espanha, Gana, Etiópia e Suriname.

A proposta é esclarecer fatos relacionados a quatro séculos de escravidão, em que milhões de africanos foram enviados às Américas por traficantes da Europa Ocidental. Mais de 12 milhões foram sequestrados e escravizados e pelo menos dois milhões morreram no mar.

Agora, novas tecnologias de pesquisa subaquática, como sistemas de mapeamento tridimensional e radar de penetração em terra, permitem a localização e o exame de navios naufragados em três continentes, possibilitando revelar uma perspectiva nova sobre a história do comércio transatlântico de escravos.

Em seis áreas subaquáticas, incluindo Reino Unido, Jamaica e Flórida, um grupo de mergulhadores em alto mar encontra seis navios que afundaram com escravos a bordo. Em terra, os especialistas investigam locais como os fortes e masmorras de Gana, as mansões da Inglaterra e as antigas plantações americanas.

A série, que também conta com a participação da jornalista investigativa e escritora Afua Hirsch, promete combinar, além das investigações científicas e vestígios de artefatos encontrados no fundo do mar, relatórios e reconstruções dramáticas, para examinar a ideologia, economia e política da escravidão, além de compartilhar detalhes de eventos históricos e histórias pessoais, tanto dos que foram escravizados quanto dos captores europeus.

Além de apresentar os episódios, Simcha Jacobovici, assina a direção da série, que é uma coprodução canadense-britânica entre a produtora Associated Producers, de Toronto, e Cornelia Street Productions, de Londres. Ric Esther Bienstock, Sarah Sapper e Felix Golubev assinam a produção, com Samuel L. Jackson, LaTanya Jackson, Eli Selden, Rob Lee, Simcha Jacobovici, Ric Esther Bienstock, Sarah Sapper e Yaron Niski atuando como produtores executivos.

Escravidão: Uma História de Injustiça

/