arrow_backVoltar

Esse não é o Fim

Campanha conecta trajetória de Gil a chamado à conservação ambiental

02.06.25

A ONG Conservação Internacional apresenta a campanha “Conservar é a nossa arte”, criada em parceria com a agência carioca Rastro, e que defende que conservar a natureza também é uma forma de criar.

Parte das ações da Conservação Internacional na agenda de mobilização rumo à COP30, realizada em 2025, em Belém (PA), a iniciativa marca os 35 anos de atuação da organização no Brasil.

O filme “Esse não é o fim” é narrado em primeira pessoa por Gilberto Gil, que viaja pelo país em sua última grande turnê, "Tempo Rei". A peça conecta a trajetória do artista à questão da urgência climática, convidado o público à transformação.

Desde os anos 1970, Gil - que também é conselheiro da Conservação Internacional - usa a sua arte para refletir sobre a relação entre os ciclos naturais e a criação humana, com uma história que ancorada em laços com a preservação ambiental. Desde 2005, o Camarote Expresso 2222 é desenvolvido com lixo zero, e em 2021, Gil regravou a canção “Refloresta” em apoio ao Instituto Terra.

Como a COP 30 terá enfim seu pé na Amazônia, queremos inspirar o mundo com a forma que o Brasil se relaciona com a natureza. De Djavan e Gil a Burle Marx, Sebastião Salgado e muitos outros. Nossa produção cultural e artística tem a natureza como parceira, não como cenário. Sem ela, nossa arte não seria como é. Conservar a natureza é conservar a cultura”, pontua Afonso Soares, diretor de criação da Rastro.

A campanha envolveu os núcleos agency - responsável pela estratégia, direção criativa, desenvolvimento de conceitos, key visual e conteúdo para redes sociais - e studios - que liderou a direção criativa e a produção audiovisual dos filmes e do shooting - da Rastro, além da Rastro Lab.

O primeiro filme foi exibido no show de Gilberto Gil no Rio de Janeiro, neste sábado (31 de maio), na Marina da Glória, e se estenderá até a COP30.

A ficha técnica da campanha foi solicitada, mas não foi enviada.

Siga o Clube nas redes sociais: InstagramFacebookXLinkedInTikTok YouTube (TV Clube de Criação).

Clube de Criação 50 Anos

Esse não é o Fim

/