Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Associação revela novos números do mercado editorial
A Anatec (Associação Nacional dos Editores de Publicações) está lançando em CD-ROM o Estudo do Mercado Brasileiro de Publicações Periódicas, como parte das comemorações de seus 20 anos.
O levantamento revela novos números do mercado editorial brasileiro e o comportamento das principais publicações do país.
O estudo contempla 822 editoras, em 69 segmentos, e 2.224 títulos.
Numa avaliação comparativa de títulos que estiveram presentes nos últimos estudos feitos pela entidade, a pesquisa revelou que em 2006, se comparado com 2005, os números relacionados à tiragem estão estáveis.
Pedro Renato Eckersdorff, presidente da entidade, afirma que alguns segmentos tiveram um crescimento mais expressivo. De forma isolada, publicações de segmentos como Economia, Negócios e Finanças indicaram crescimento de 31% quando comparado com o estudo anterior. O mesmo aconteceu com o segmento de Automóveis, Automobilístico e Motociclismo que cresceu 31% nas tiragens, e Animais, Criadores, Veterinárias e afins: 13%. O segmento de Culinária e Gastronomia também aumentou em 10%.
Em 2005, a tiragem global anual pesquisada foi de cerca de 1 bilhão de exemplares. Já em 2006, o 8º Estudo mostrou um número de cerca de um bilhão e cem milhões de exemplares ao ano.
O estudo detectou ainda que 70% das publicações têm tiragem de até 30 mil exemplares, o que demonstra a tendência das segmentações dos títulos. Além disso, cerca de 24% das revistas pesquisadas têm suas tiragens e/ou circulação auditadas. Do total, 33% vão para bancas, 17% são comercializadas por assinaturas e 50% de forma dirigida.
O 8º Estudo Brasileiro do Mercado de Publicações Periódicas pode ser adquirido pelo e-mail revista@anatec.org.br. Outras informações pelo site.