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O que pais e mães pensam sobre a realidade que cerca seus filhos
Com a proximidade do Dia das Crianças, a ser celebrado no sábado (12), a empresa de inteligência Expertise divulga dados de estudo realizado junto a pais e mães, em parceria com o Heap Up, para buscar entender a visão deles sobre questões que fazem parte do universo das crianças atualmente, como a internet, jornada de trabalho mais longa, homossexualidade e mídias digitais.
Para 58% dos entrevistados, os meios de comunicação digital atrapalham o relacionamento com a família. Quando se questiona a respeito do impacto sobre o aprendizado, os números se equilibram: 43% dos pais e mães acreditam que esses canais contribuem positivamente para a absorção de conteúdos, enquanto 41% acham que não ajudam.
Perguntados sobre o tempo que passam conectados à internet, 43% afirmaram que os filhos usam a rede de 4h a 6h e 37% utilizam a web por até 3h.
Entre as atividades desenvolvidas, destaque para os jogos: 81% gostam dos games online, enquanto 49% permanecem assistindo vídeos no YouTube e 44% se dedicam às redes sociais.
Quando se trata de busca de informações, o Facebook lidera entre as crianças. Cerca de 43% delas recorrem à rede social para levantar informações. 42% acham que o Google é a melhor forma de fazer pesquisas, enquanto que 38% recorrem aos seus familiares.
No âmbito familiar, os valores mais importantes para as crianças são o carinho (51%), a harmonia (43%) e o diálogo (34%). Entre os pais, o desejo de passar mais tempo com seus filhos é comum a 65% dos entrevistados e apenas 35% acreditam que passam tempo suficiente com eles.
No que diz respeito às novas configurações familiares formadas na sociedade, cerca de 56% dos entrevistados acreditam que crianças criadas por casais homossexuais, sejam formados por homens ou mulheres, são impactados negativamente em sua formação. 75% das pessoas ouvidas entendem que aquelas que são criadas por pai ou mãe viúvos, ou mesmo pelos avós, terão impactos positivos.
Ainda que as crianças de hoje tenham que lidar com situações muito diferentes daquelas vividas por seus pais, desde configurações familiares variadas até novas tecnologias e diferentes formas de comunicação, os valores mais importantes para elas, na visão dos pais, não mudou com o passar do tempo. A infância ainda é sinônimo de inocência, alegria, liberdade, brincadeiras e pureza. E deve ser assim sempre, avalia Daniela Schermann, coordenadora de marketing da Expertise.