Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Ipsos avalia comportamento dos usuários da internet no Brasil
O Ipsos Media CT apresentou, nesta quarta-feira (05), dados da "onda piloto" de seu EGM (Estudo Geral dos Meios) Online, pesquisa que busca apurar o comportamento dos usuários da internet no Brasil, em vários dispositivos: notebook, smartphone e tablet, entre outros.
O instituto entrevistou 637 homens e mulheres, economicamente ativos, com 15 anos ou mais, nas cinco regiões do Brasil, todos usuários da internet.
Diego Oliveira, diretor de contas da Ipsos Media CT, informou que, de acordo com o estudo, 87% dos entrevistados acessam a web todos os dias. Esses internautas costumam se conectar a partir de vários dispositivos: 52% via smartphones, 31% por videogames, 27% via tablets e 24% por meio de TVs. Do total da amostra, 46% usam wi-fi.
A pesquisa investigou ainda a intenção de compra dos entrevistados, em relação aos "devices" e apurou que 39% deles querem comprar tablet, 32% estão de olho em PC/ Mac/ Notebook e afins, 32% querem um smartphone, 27% desejam comprar TV com acesso à web e 22% querem um console de videogame. Segundo o estudo, quem quer comprar um tablet já tem computador (88%), smartphone (53%), TV com internet (53%), videogame (32%) e até mesmo um outro tablet (21%).
Quando a pergunta tinha foco nas atividades na internet, o estudo detectou que 75% enviam e-mails, 73% visitam as redes sociais, 71% usam serviços de busca, 66% assistem vídeos de música e 62% escutam música. Assistir à TV pela internet já alcança metade da amostra - 47% assistem à televisão pela web e 53% assistem a eventos ao vivo (esportes, concertos etc). Do total de entrevistados, 38% usam sites de internet banking e 36% fazem compras pela web.
Os estudo apurou ainda que o Google é considerado o "principal buscador" para 98% dos entrevistados. 91% consideram o Facecbook como a principal rede social e 70% indicam o YouTube como principal site para ouvir/baixar música.
Outro ponto levantado pela pesquisa dá conta de que visitas a sites de jornais, revistas e TVs fazem parte do hábito dos internautas brasileiros: 68% visitaram site de jornal na última semana, 65% de televisão, 41% de revista, 29% acessaram um site de cinema, 24% de rádio e somente 10% não navegaram em sites de mídia na última semana.
Além de destacar alguns dados do EGM Online, o Ipsos anunciou a ampliação da base de pesquisas e de mercados para 2014. A amostra, que antes representava 60 milhões de brasileiros, passa a representar 80 milhões. Além disso, o instituto estudava 13 regiões no país e agora passa a cobrir 22 mercados brasileiros.
"A ampliação dos mercados, tendo foco no Nordeste ampliado, trouxe uma visão macro e a importância de entender o Brasil de forma regionalizada", declarou Oliveira.