arrow_backVoltar

EX1

Peugeot apresenta concept car

22.09.10

100%  elétrico: o novo concept car da Peugeot é um roadster de dois lugares, com estilo futurista, projetado para 'proporcionar sensações intensas' e comemorar os 200 anos da marca.


O EX1 já detém recordes mundiais de aceleração partindo do repouso, resultados obtidos graças a sua aerodinâmica, leveza de estrutura, a seus dois motores elétricos, que produzem uma potência máxima acumulada de 340 cv, e a motricidade nas quatro rodas.


O bólido futurista é inteiramente dedicado às sensações do piloto e, ao mesmo tempo, ecologicamente responsável.


Com arquitetura original que lembra carros-conceito como Asphalte e  20Cup, o modelo é apresentado quando outro elétrico da marca começa a ser comercializado: o iOn.


A estrutura do EX1 tem dois lugares e elementos em alumínio polido no contorno das portas, evocando o RCZ e o BB1.


O EX1 apresenta arquitetura cuja forma lembra uma gota de água, com a traseira afunilada em torno de duas rodas próximas uma da  outra. Derivada da experiência do conceito Asphalte, de 1996, e dos dois 20Cup, de 2005, esta arquitetura permite reduzir o tamanho da célula-habitáculo e concentrar toda a massa na parte central, sem nenhum peso nos prolongamentos dianteiro e traseiro.


Suspensões: dianteira é de triângulo duplo e eixo desacoplado,   enquanto na traseira é monobraço, com conjunto mola-amortecedor  implantado em posição central, e dotada de um dispositivo que permite ajustar a flexibilidade.


A estrutura monocoque é feita em carbono do tipo favo de mel, para otimizar a massa e a rigidez.


Por  fim,  as proporções do veículo (90 cm de altura e 1,77 m de largura) contribuem para o desempenho do conjunto, rebaixando o centro de gravidade e melhorando a aerodinâmica.


A  motorização elétrica proporciona novas experiências de condução devido à capacidade de aceleração, ao funcionamento silencioso e à  ausência de caixa de câmbio. No conceito EX1, dois motores elétricos estão implantados em cada um dos eixos, com uma potência de até 170 cv cada (340 cv no total), e um torque máximo constante imediatamente disponível de 24 mkgf à frente e atrás.


O condutor e o passageiro entram no habitáculo por portas com sistema de abertura invertida, que integram o banco concha correspondente. Essa cinemática mergulha instantaneamente os passageiros em um ambiente futurista, entregues à instrumentação de bordo (telas para cada ocupante, que  permitem  visualização instantânea do desempenho do veículo).

O piloto, sentado na altura do solo com as pernas esticadas – posição que multiplica as sensações – conduz o veículo com a ajuda de duas alavancas de comando.

EX1

/