arrow_backVoltar

EyeSee

Lojistas usam manequins 'inteligentes' para analisar clientes

26.11.12


Varejistas estão começando a usar manequins "inteligentes" para analisar os clientes que entram em suas lojas.



Mais do que expôr as roupas, esses bonecos - equipados com a mesma tecnologia usada para identificar criminosos em aeroportos - são capazes de, com uma câmera embutida no olho, alimentar com dados um software de reconhecimento facial que registra idade, sexo, etnia e fluxo de pessoas.



Segundo o Bloomberg, muitos lojistas estão mudando vitrines e layouts de lojas para instalar os manequins, fabricados pela italiana Almax SpA.



O "EyeSee", como é chamado o equipamento, custa 4 mil euros e já está presente em lojas da Europa e dos EUA.



Os dados são usados para elaborar estratégias de marketing. Com o equipamento, é possível saber quantas pessoas entram na loja, registrar a que horas existe mais fluxo, quais os tipos de clientes e perceber se algumas zonas correm o risco de ficar congestionadas.



A ferramenta, porém, levanta questões legais e éticas. "Se você entra no Facebook, antes de iniciar o processo de registro sabe exatamente quais informações eles estão recolhendo e o que eles vão fazer com elas. Se você está andando em uma loja, onde está a escolha?", indagou o advogado Christopher Mesnooh.



Segundo a fabricante, porém, os manequins analisam os dados ainda na câmera, sem transmitir imagens ou informações biométricas para um computador.



O próximo passo da Almax está em teste: tecnologia que reconhece palavras para permitir que os varejistas espionem o que os compradores dizem sobre as roupas do manequim.



Leia matéria do Terra na íntegra aqui.



Clubeonline. Há 10 anos, o que interessa em propaganda.


EyeSee

/