Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Campanha transforma jornal em folhetim em estilo medieval
O Instituto Trata Brasil, organização que busca avanços no saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos, apresenta a campanha “Notícias do passado”, criada pela Energy BBDO.
Estudo desenvolvido pela entidade revela que o país não apresentou melhora significativa nos indicadores de saneamento básico entre 2019 e 2023, cerca de 34 milhões de brasileiros não recebem água de forma regular, e mais de 90 milhões seguem sem coleta de esgoto.
Para jogar luz sobre o tema, a Folha de S. Paulo teve seu caderno de Saúde desta terça-feira (4) transformado em um folhetim de estilo medieval, com impressão rústica, vocabulário arcaico e diagramação de época, mas com notícias atuais que estampam os veículos há séculos por falta de saneamento.
O projeto foi realizado em parceria com a Black Madre, responsável pela pesquisa gráfica e execução artesanal do jornal, enviado a de formadores de opinião, jornalistas e influenciadores.
A ação acontece às vésperas da COP30, que será realizada entre 10 e 21 de novembro, em Belém (no Pará). No dia de abertura da cúpula, será lançado um vídeo com todas as “Notícias do passado” e as participações das "celebridades".
Ficha Técnica:
Agência: Energy BBDO
Anunciante: Trata Brasil
Produto: Institucional/Saneamento
Título: Notícias do Passado
Managing Director: Daniel Baena
Diretor executivo de criação: Alexandre Pagano
Diretores de criação: Romero Cavalcanti, Fernando Calvache e Thony Fernandes
Redator: Andre Almeida, Fernando Calvache, Henrique Castilho e Felipe Sorani
Diretor de arte: Rafael Maggessi, Thony Fernandes e Gabriel Moniz
Planejamento: Tania Almeida e Enzo Lopes
Conteúdo: Filipi Meireles e Andressa Mota
Atendimento: Pedro Führer, Marina Gouvêa, Isabella Misko, Luisa Passos e Olga Oliveira
Mídia: Maurício Felício, Mariane Aquino, Vitoria Camargo e Vivian Nishikawa
Head Produção: Ciça Piazza
Producer: Guto Lins
Operações: Anna Bernardes
Produtor Gráfico: Marcos Souza e José Roberto
Coordenação Produção Gráfica: Rose Ribeiro
Arte final/Pré-impressão: Triple A
Revisão: Zuzima Turano
Aprovação cliente: Luana Pretto, Cintia Torquetto, André Machado, Káthia Del Santo, Ivan Rocatelli, Gabrielle Bildziukas e Isabella Falconier
Produtora: Black Madre
Diretor de Criação: André Maciel
Diretora Executiva: Tina Castro
Atendimento Executivo: Camila Holzmann
Planejamento: Le Alves, Beatriz Perrote e Tommy Martins
Produção: Laryssa Andrade e Karla Milkem
Head of Art: Leo Soares
Ilustradores: Victor Goularte e Bob Souzza
Lettering: Ribeiro
Assistente de Arte: Gabriel Moran e Pedro (Pepe) Kamei Kedor
Produtora de Áudio: Loud+
Produção: LOUD+
Direção musical: Gustavo Garbato
Atendimento: Priscila Miranda, Gabi Takan, Lucas Milan e Juliana Pontes
Produção: Gustavo Garbato, Felipe Kim, Hugo Mariutti, Henrique Guimarães, Rodrigo Scarcello e Yuri Chix
Finalização: Pedro Cortez, Rodrigo Tedesco e Pedro Turcão
Produção executiva: Maia Feres
Coordenação: Rafael Silvestrini, Izabel Sanches e Laura Mendes
Captação de Imagens, Edição e Motion:
Diretor e Fotógrafo: Lucas Guido
Produtora e Assistente de direção: Maria Eduarda Fiorillo
Edição e Motion: Ícaro Reis
Filóloga:
Profª. Drª. Vanessa Martins do Monte
Siga o Clube nas redes sociais: Instagram, Facebook, X, LinkedIn, TikTok e YouTube (TV Clube de Criação).
Clube de Criação 50 Anos