arrow_backVoltar

Feira Preta 20 anos

São 70 atrações, entre shows e painéis, em 20 dias de evento

16.11.21

Maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina, a Feira Preta completa 20 anos e, para marcar a data, a edição 2021 terá 20 dias de programação, com transmissão online. Gratuito, o evento deste ano traz o tema “Existe um futuro preto e ele não se constrói sozinho” e será realizado em conjunto com o Facebook entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro.

A grade oferecerá 70 atrações, entre shows, workshops, espetáculos, intervenções artísticas e painéis. A Feira Preta terá também milhares de produtos de empreendedores de todo o país que estarão à venda nos marketplaces dos parceiros e da organização.

A origem do evento, idealizado por Adriana Barbosa, foi exatamente dar visibilidade a produtos criados por empreendedores negros. Com o tempo, ele cresceu e se transformou em um festival para discutir e apresentar tendências afro-contemporâneas do mercado e das artes.

Mais de 200 mil pessoas, três mil artistas e 1800 empreendedores já passaram pela Feira Preta, que, com as vendas de produtos e serviços de afroempreendedores, movimentou mais de R$ 6,5 milhões.

Para esta edição, além de atividades orientadas para negócios, há na grade conteúdo voltado para o autocuidado, as artes e a gastronomia, entre outras áreas. Nos shows, estão escalados nomes como Emicida, Péricles, Liniker, Afrocidade e Tasha & Tracie. A expectativa é que o evento tenha uma audiência de mais de 2 milhões de pessoas. A Feira Preta poderá ser acompanhada pelo Facebook e pelo Instagram .

"Celebrar a 20ª edição do Festival Feira Preta é um marco no que tange ao avanço da pauta racial no país. Neste ano contamos com a parceria das marcas, muito além do aporte financeiro, mas também com curadoria dos conteúdos e com pessoas pretas em todas as frentes, fruto do efeito sistêmico da inclusão racial. Estão nos ajudando a contar nossas histórias, ampliando o alcance das duas décadas do festival, somadas aos tantos séculos de luta, e fortalecendo o afroempreendedorismo", afirma Adriana, CEO da Preta Hub, realizadora do evento e aceleradora de projetos de empreendedorismo negro.

Neste ano, além da 20ª edição da Feira Preta, Adriana comemora a inauguração da Casa Preta Hub em Cachoeira, no Recôncavo da Bahia e o lançamento do livro “Preta Potência - Como a resistência e a ancestralidade me ajudaram a criar o maior evento de cultura negra da América Latina (Harper Collins, 2021), que conta sua trajetória na construção do festival.

O livro inspirou a montagem do painel Pretas Potências, com um grupo formado por mais de 20 jovens, que vão produzir conteúdos sobre o tema no evento.

Em novembro de 2022, o evento deverá voltar ao formato físico no Memorial da América Latina. Para esta 20ª edição, a Feira Preta conta com as parcerias do Assaí Atacadista, iFood, Mercado Livre, Instituto C&A, Converse, British Council, Consulado dos Estados Unidos, Via. São apoiadoras também Fundação Casas Bahia, Instituto Moreira Salles, CEERT, GIFE e MOVER. A organização tem como aliadas na execução Oxalá Produções, MOVA, Terra Preta Produções, Casa Natura Musical, Ayo Produções, Oliver Press e Gentilização.

A programação pode ser conferida no site oficial do evento.

Feira Preta 20 anos

/