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FENAPRO

Encontro reúne líderes regionais

20.08.10

Representantes da propaganda de todo o país participaram de encontro de lideres regionais que a FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda e o Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina (Sinapro/SC), promoveram em Florianópolis (SC), nesta quinta e sexta-feiras (19 e 20).

O encontro reuniu mais de 300 publicitários, contando ainda com a presença de representantes do CENP, de anunciantes e dos veículos regionais.


As fortes transformações no mercado de comunicação, incluindo mudanças na legislação, foram abordadas em diversas palestras e nas oficinas realizadas.

“O negócio da comunicação está passando por uma forte transformação, criando novos desafios para as agências e veículos, em âmbito nacional e também regional. Nosso objetivo foi discutir todos os aspectos dessas mudanças com o mercado local, de modo a apontar caminhos e esclarecer dúvidas”,  destaca Ricardo Nabhan, presidente da FENAPRO.


Saint’Clair de Vasconcelos, vp da FENAPRO e presidente do SINAPRO-SP, ressaltou que estas mudanças na comunicação exigem uma maior integração entre agências e veículos. “O encontro mostrou um grande amadurecimento nessa integração entre agências e veículos, além de trazer para o mercado catarinense questões relevantes discutidas em âmbito nacional”.


Ele lembrou ainda que “as questões nacionais passaram a ocupar espaço nos mercados regionais, e os encontros promovidos pela FENAPRO trazem conhecimento e experiência; ajudam no treinamento e formação dos profissionais dos mercados locais”.


No encontro foram discutidos temas como o impacto na propaganda provocado pelas novas mídias e pelas novas ferramentas de comunicação, as mudanças exigidas nas estratégias comerciais dos veículos tradicionais e até como a forma de pensar o briefing dos clientes deve mudar nesse contexto.


“As agências precisam repensar o modelo de criação”, comenta Gláucio Binder, vp da Regional Sudeste da FENAPRO e presidente do SINAPRO - RJ.


 Ao apresentar em sua palestra cases de ações estruturadas a partir de um fato da comunicação, e não uma ideia tradicional, Binder destacou que o desafio hoje é sistematizar jobs dentro da agência, de forma que toda a equipe contribua de maneira relevante para o processo criativo.


Até mesmo a atuação de órgãos como o CENP deve ser atualizada face a essas mudanças do mercado. “Quando o CENP foi constituído, não havia a era digital. Hoje, com as mudanças registradas na comunicação, o nosso conselho consultivo estuda como atualizar as Normas-Padrão frente a esse novo mercado”, afirmou Célia Fiasco, diretora do CENP.


A implementação da Lei 12.232/10, que definiu as regras para as licitações públicas na área de comunicação, é outro fator relevante de mudança na forma de contratação de serviços de comunicação pelos órgãos públicos e que tem impacto sobre o setor.

Nesse sentido, a FENAPRO vem buscando realizar palestras nos mercados regionais para esclarecer dúvidas sobre a implementação desta lei. A palestra do advogado Paulo Gomes, diretor jurídico do SINAPRO-SP, realizada em Florianópolis, foi uma das que atraiu maior número de profissionais, interessados em entender como atuar para cumprir a lei em todos os seus aspectos.

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