arrow_backVoltar

Flip

Escritora maranhense é a 1ª mulher negra homenageada

14.09.22

A escritora maranhense Maria Firmina dos Reis será a homenageada da edição de 2022 da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontecerá entre os dias 23 e 27 de novembro, na cidade de fluminense de Paraty.

Trata-se da primeira mulher negra a receber o destaque, na história do evento. Outras quatro mulheres foram homenageadas pela Flip anteriormente: Clarice Lispector, Ana Cristina César, Hilda Hilst e Elizabeth Bishop.

Nascida em São Luís, filha de uma escrava alforriada e um professor branco, Maria Firmina lançou, em 1859, o livro "Úrsula", que traz o movimento abolicionista da época, tornando-se a primeira mulher a publicar um romance no Brasil - e possivelmente a primeira mulher negra a publicar na América Latina. Também foi professora e colaboradora da imprensa.

A escritora também lançou, em 1861, o livro "Gupeva", com a temática indigenista. Sua poesia foi compilada em uma obra chamada "Cantos à Beira-Mar", publicado em 1871, e o conto "A Escrava", em 1887.

No Maranhão, Maria Firmina foi a primeira mulher a ser aprovada em um concurso público - e passou em primeiro lugar. Em 1880, fundou uma escola mista no estado, na qual meninos e meninas poderiam estudar na mesma classe juntos, algo raro na época.

Flip

/