arrow_backVoltar

Festival do CCSP 2013

Por treatments mais sintéticos (Nico Kasakoff)

04.10.13


No Brasil apenas para participar do Festival CCSP 2013, o diretor de cena argentino Nico Kasakoff pediu mais confiança das agências e dos clientes nos diretores de cena, tornando assim o trabalho de produção publicitária mais rico e criativo. Em palestra na sala Conspiração, Kasakoff focou sua fala na questão dos tratamentos (treatments) de roteiros enviados das produtoras às agências. 



Na avaliação do diretor, esse material é, em geral, prolixo, cheio de referências e informações desnecessárias que, muitas vezes, até atrapalham e limitam a liberdade de criação do diretor do filme publicitário. “O tratamento deve ser mais sintético, a mensagem mais clara, com menos referências e informações desnecessárias”, diz Kasakoff que tem a produtora Stink como sua representante no Brasil.



Nico demonstrou em sua palestra que alguns dos filmes mais criativos da publicidade acabaram resultando de tratamentos curtos e focados. O ideal é um material com cinco páginas de texto e outras duas com imagens de referências. Trata-se de um instrumento importante, principalmente para diretores mais novos. Isso seria o suficiente, segundo ele.



Mas, em vários mercados do mundo, ainda existem tratamentos enormes e cansativos. “É um problema generalizado da cadeia”, diz. “O cliente acaba pedindo muito mais da agência, e a agência para ficar mais segura acaba cobrando muito mais do diretor. O diretor aceita isso e acaba acostumado a trabalhar dessa maneira”, afirma. “Os clientes e as agências têm que perder o medo e confiar um pouco mais no diretor e não se perder em instruções e detalhamentos que não sejam necessários”.



Ruy Barata Neto



Instagram do Festival do CCSP: "Festival do CCSP 2013"



#FestivalCCSP #unbovineyourself



Fan page: http://www.festivaldoccsp.com.br


Festival do CCSP 2013

/