Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
André François: fotografia para gerar reflexão e transformação
Ele uniu a vontade de mudar o mundo à sua maior paixão: a fotografia. André François é fotógrafo desde os 16 anos, e do hobby nasceu a profissão. Durante palestra no Festival do CCSP, ele contou que passou pelo jornalismo e pela publicidade, onde aprendeu a dominar a técnica da fotografia e fazer do perfeccionismo o fio condutor de seu trabalho.
Mas foi o olhar sensível em relação aos problemas sociais e a preocupação com a situação precária da saúde no Brasil e em vários países do mundo que realmente motivaram André. Desde 2005, o fotógrafo dedica sua vida a viajar por localidades carentes e, muitas vezes, completamente esquecidas pelo poder público, para fotografar temas críticos, sempre, com o objetivo de educar, gerar reflexão e transformar.
Os frutos deste trabalho estão registrados em cinco livros seu mais recente trabalho, Expedicionários da saúde, um livro sobre um grupo de médicos que faz cirurgia no meio da floresta Amazônica, será lançado nesta quarta-feira, 25 de setembro na Fnac Pinheiros, em São Paulo, a partir das 19h.
Desde cedo, eu descobri que queria mudar o mundo, e a fotografia é um meio para conseguir isso. Não sou um artista, mas alguém que sente a dor das pessoas, cria vínculos e consegue registrar momentos reais, diz André.
François também é autor dos seguintes livros: "Cuidar Um documentário sobre a medicina humanizada no Brasil" (2006), "A curva e o caminho Acesso à saúde no Brasil" (2008), "Escolher e viver Tratamento e qualidade de vida dos pacientes renais crônicos" (2009), e "De volta pra casa" (2010), sobre tratamento domiciliar e a desospitalização das pessoas.
Há três anos, se dedica ao Projeto Saúde, um trabalho de âmbito mundial criado por ele com o objetivo de mostrar os benefícios de simples cuidados preventivos de saúde. Tento mostrar como simples atitudes e mudanças de comportamento podem transformar a vida das pessoas e evitar muitas doenças. Desde como ter uma alimentação correta, mesmo em lugares com condições precárias, até a prevenção do HIV, comenta André. O projeto conta com a cooperação da Organização das Nações Unidas (ONU), da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), dos Médicos Sem Fronteiras, dos Expedicionários da Saúde, da Cruz Vermelha, entre outras organizações.
Em consequência dos trabalhos realizados, André recebeu importantes prêmios. Para conferir mais sobre o trabalho dele, acesse este site.
Saiba mais sobre François, aqui.
Luciana Lima
Instagram do Festival do CCSP: "Festival do CCSP 2013"
#FestivalCCSP #unbovineyourself